Carregando...

Valência 1994

19/11 a 28/11
|
Jogos Sul-Americanos

Participação do Brasil

Atletas:
Medalhas:
97 (31 ouros, 31 pratas e 35 bronzes)
Modalidades: 19

A entrada de países da América Central e do Caribe (Antilhas Holandesas, Aruba e Panamá) consolidou a abertura dos Jogos Sul-americanos às nações próximas. A Venezuela soube aproveitar o fato de competir em casa e obteve o segundo lugar no quadro geral de medalhas, sua melhor colocação na história, e que se repetiria no Brasil, em 2002.

A delegação brasileira, com 31 medalhas de ouro, ficou com a quarta colocação. O Brasil conquistou medalhas em 13 modalidades: atletismo, boliche, boxe, canoagem, ciclismo, esgrima, judô, caratê, levantamento de pesos, taekwondo, tênis, tênis de mesa e tiro.

As equipes de caratê brilharam e trouxeram na bagagem cinco medalhas de ouro -três no feminino e duas no masculino. No tênis, os brasileiros ganharam seis medalhas, todas de bronze. Uma delas foi conquistada por um ainda desconhecido Gustavo Kuerten, na época com 18 anos. Três anos mais tarde, o tenista catarinense começaria a fazer história ao vencer o primeiro de seus três títulos em Roland Garros, na França.