Carregando...

Sidney 2000

15/09 a 01/10
|
Jogos Olímpicos de Verão
  • 199 Países
  • 40 Modalidades
  • 300 Provas
  • 10651 Atletas

27 modalidades (atletismo, basquete, boxe, canoagem, ciclismo, esgrima, futebol, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, hipismo, judô, levantamento de peso, natação, natação sincronizada, remo, saltos ornamentais, taekwondo, tênis, tênis de mesa, triatlo, vela, vôlei e vôlei de praia)

Porta-bandeira na Cerimônia de Abertura: Sandra Pires (vôlei de praia)

Nos últimos Jogos do século XX, em Sidney, a delegação brasileira trouxe 12 medalhas (seis de prata e seis de bronze) na bagagem. O país alcançou seu segundo melhor desempenho na história das edições olímpicas - o que mereceu mensagem de reconhecimento do então presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o espanhol Juan Antonio Samaranch.

Na natação, o Brasil manteve a tradição de grandes resultados. Fernando Scherer, Gustavo Borges, Carlos Jayme e Edvaldo Valério chegaram em terceiro lugar no revezamento 4x100m livre. Gustavo somou quatro medalhas olímpicas, o mesmo número de Torben Grael na vela. O iatista, aliás, também conseguiu o bronze, na classe star, com Marcelo Ferreira.

No judô, o peso leve Tiago Camilo ( menos 73-kg) e o peso médio Carlos Honorato (menos 90-kg) conquistaram medalhas de prata.

Daniele Hypolito, então com 16 anos, obteve, com o 20º lugar geral, o melhor resultado da história da ginástica artística brasileira nos Jogos. Um ano depois, ela conquistaria a prata no Campeonato Mundial de Ghent, na Bélgica. Sidney também foi um marco para a ginástica rítmica desportiva: em sua primeira participação na competição olímpica por equipe, o Brasil foi à final e ficou com a oitava colocação.

A cidade australiana também testemunhou grandes aulas de superação. A seleção brasileira feminina de basquete, sem Paula e Hortência, mas com Janeth e companhia, ganhou a medalha de bronze. A renovada equipe feminina de vôlei, comandada pelo técnico Bernardinho, conquistou o terceiro lugar ao bater os Estados Unidos por 3 sets a 0.

No atletismo, mais exemplos de dedicação. Na final do revezamento 4x100m, Vicente Lenílson, Edson Luciano, André Domingos e Claudinei Quirino correram em 37s90 e conseguiram a medalha de prata, atrás apenas dos americanos.

O vôlei de praia conseguiu nada menos do que três medalhas: Zé Marco e Ricardo conquistaram a prata, assim como Adriana Behar e Shelda. Adriana Samuel e Sandra Pires levaram o bronze. Na vela, o supercampeão Robert Scheidt, ouro em Atlanta, ganhou a prata na classe laser. Na star, Torben Grael e Marcelo Ferreira ficaram com o bronze.

No hipismo, Álvaro Miranda Neto, André Johannpeter, Luiz Felipe de Azevedo e Rodrigo Pessoa foram bronze. Johannpeter, montando Calei, ficou com a quarta posição na prova individual. Os resultados representaram o melhor desempenho do Brasil, na modalidade saltos, na história dos Jogos Olímpicos.

Jogos Olímpicos pela segunda vez na Austrália

O desfile em conjunto das delegações das Coreias do Sul e do Norte tornou-se uma das cenas mais marcantes da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos Sidney 2000. Destaque também para os quatro participantes do Timor Leste, que desfilaram sob a bandeira Olímpica e competiram como "atletas Olímpicos individuais".

Dois grandes nomes da natação também marcaram os Jogos: o australiano Ian Thorpe, que conseguiu três ouros com apenas 17 anos, e a holandesa Inge de Bruijn, que obteve o mesmo número de conquistas. A alemã Birgit Fischer ganhou duas medalhas de ouro na canoagem, somando um total de 10 na carreira (sete de ouro, três de prata). Steven Redgrave virou o primeiro remador a ficar com o ouro em cinco em Jogos Olímpicos consecutivos. A equipe brasileira obteve ótimo desempenho, com seis medalhas de prata e seis de bronze.

Modalidades Provas Resultado Classificação
Atletismo 4x100m - Masculino

37s90

2º Lugar
Judô Leve - 73Kg

Primeira fase: Tiago Camilo vence Gil Offer (Israel)

Oitavas de final: Tiago Camilo vence Noureddine Yagoubi (Argélia)&n

2º Lugar
Judô Médio - 90Kg

Primeira rodada: Carlos Honorato vence Krisna Bayu (Indonésia)

Oitavas de final: Carlos Honorato vence Fernando Gonz&aac

2º Lugar
Vela Laser

44 pontos perdidos

2º Lugar
Vôlei de praia Masculino

Campanha: 4 vitórias e 1 derrota.

Primeira fase: Zé Marco/Ricardo 1x0 Berg/Dahl (Suécia)

Oitavas de final:

2º Lugar
Vôlei de praia Feminino

Campanha: 4 vitórias e 1 derrota

Primeira fase: Adriana Behar/Shelda 1x0 Yanchulova/Yanchulova (Bulgária)

Oitavas

2º Lugar
Basquete Feminino

Campanha: 4 vitórias e 4 derrotas

Primeira fase: Brasil 76x60 Eslováquia 

Austrália 81x70 Brasil

3º Lugar
Hipismo Saltos equipe

Penalizações: 24.00

3º Lugar
Natação Revezamento 4x100m livre - Masculino

3m17s40

3º Lugar
Vela Star

39 pontos perdidos

3º Lugar
Vôlei Feminino

Campanha: 7 vitórias e 1 derrota.

Primeira fase: Brasil 3x0 Quênia

Brasil 3x0 Austrália

Brasil 3x

3º Lugar
Vôlei de praia Feminino

Campanha: 4 vitórias e 1 bronze.

Primeira fase: Adriana Samuel/Sandra 1x0 Fernández/Larrea (Cuba)

Oitavas de

3º Lugar
Outras participações nos Jogos Olímpicos de Verão Todas participações
Sites olímpicos e paraolímpicos
Patrocinadores Olímpicos Mundiais
Patrocinadores Oficiais
Apoiadores Oficiais
Parceiros Oficiais