Carregando...

Seul 1988

17/09 a 02/10
|
Jogos Olímpicos de Verão
  • 159 Países
  • 31 Modalidades
  • 237 Provas
  • 8397 Atletas

22 modalidades (atletismo, basquete, boxe, ciclismo estrada, ciclismo pista, esgrima, futebol, ginástica artística, hipismo saltos, judô, levantamento de peso, luta, natação, nado sincronizado, remo, saltos ornamentais, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, vela e vôlei)

Porta-bandeira na Cerimônia de Abertura: Walter Carmona (judô)

A delegação brasileira viajou para Seul com 170 atletas (135 homens e 35 mulheres) e conquistou seis medalhas. O judô revelou grandes participações: no masculino, Aurélio Miguel conseguiu o ouro com cinco vitórias na categoria meio pesado. No feminino, Mônica Angelluci e Soraia André se classificaram em quinto lugar.

O time masculino do futebol, esporte disputado pela segunda vez com jogadores profissionais em Jogos Olímpicos, ficou com a prata pela segunda edição consecutiva (os soviéticos venceram a partida por 2 a 1, na prorrogação). A equipe contava com futuros tetracampeões do mundo, em 1994: Taffarel, Mazinho, Jorginho, Bebeto e Romário.

Na vela, o Brasil conquistou duas medalhas de bronze: na classe star, com Torben Grael e Nelson de Barros Falcão; e na classe tornado, com Lars Grael e Clínio Freitas.

No atletismo, Joaquim Cruz, detentor do recorde olímpico desde Los Angeles (só quebrado em Atlanta 1996), ganhou a medalha de prata, com o tempo de 1min43s90, mais uma vez nos 800m rasos. Na mesma prova, José Luís Barbosa, o Zequinha Barbosa, ficou em sexto lugar. Róbson Caetano conquistou o bronze nos 200m rasos, com o tempo de 20s4, e se classificou em quinto lugar nos 100m rasos, com 10s11.

O time masculino de basquete obteve a quinta colocação. A seleção feminina de vôlei ficou em sexto e a masculina, em quarto.

Jogos Olímpicos pela primeira vez na Coreia do Sul

Alguns destaques dos Jogos de Seul foram o campeão mundial Serguei Bubka, vencedor do salto com vara, o nadador norte-americano Matt Biondi, ganhador de sete medalhas (incluindo cinco de ouro) e o velocista canadense Ben Johnson, vencedor dos 100m rasos com o tempo de 9s79, recorde mundial à época. O atleta, no entanto, foi desclassificado depois de ser flagrado no exame antidoping por uso de anabolizante.

A alemã Christa Luding-Rothenburger passou a ser a única atleta da história a conquistar medalhas nos Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno no mesmo ano. Ela ganhou a prata no ciclismo em Seul depois de ter conquistado duas medalhas (uma de ouro e outra de prata) na patinação de velocidade em Calgary. Sua compatriota Steffi Graf concluiu sua temporada de Grand Slam com o ouro Olímpico.

O norte-americano Greg Louganis venceu dois eventos de saltos ornamentais, como havia feito quatro anos antes. A bagagem da delegação do Brasil voltou com um ouro, duas pratas e três bronzes.

Modalidades Provas Resultado Classificação
Judô Meio-pesado - 95Kg

Primeira rodada: Aurélio Miguel vence Dennis Stewart (Grã-Bretanha)

Oitavas de final: Aurélio Miguel vence Bjar

1º Lugar
Atletismo 800m - Masculino 1m43s90 2º Lugar
Futebol Masculino

Campanha: 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota

Primeira fase: Brasil 4x0 Nigéria 

Brasil 3x0 Austrália&nb

2º Lugar
Atletismo 200m - Masculino 20s04 3º Lugar
Vela Tornado

40.1 pontos perdidos

3º Lugar
Vela Star

50 pontos perdidos

3º Lugar
Outras participações nos Jogos Olímpicos de Verão Todas participações
Sites olímpicos e paraolímpicos
Patrocinadores Olímpicos Mundiais
Patrocinadores Oficiais
Apoiadores Oficiais
Parceiros Oficiais