Carregando...

Santiago 2014

07/03 a 18/03
|
Jogos Sul-Americanos

Participação do Brasil
Atletas: 479
Medalhas: 258 (110 ouros, 69 pratas e 79 bronzes)
Modalidades: 41

O Time Brasil se reuniu pela primeira vez no ciclo olímpico que culminaria nos Jogos Olímpicos Rio 2016 para a disputa dos Jogos Sul-americanos. Com uma delegação de 479 atletas, o Brasil terminou em primeiro no quadro de medalhas. Além de buscar a liderança continental, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) utilizou a competição como a primeira experiência de formação da delegação que competiria no Rio em 900 dias.

O Brasil não participou no basquete, em virtude de conflitos entre o calendário nacional e o dos Jogos Sul-americanos, e na patinação velocidade.

Em virtude dos Jogos Olímpicos Rio 2016, muitas confederações optaram por levar suas equipes principais para a competição continental, a fim de se ambientarem com uma delegação multiesportiva. Por isso, o Time Brasil teve no Chile diversos medalhistas olímpicos, mundiais e pan-americanos, como Fabiana Murer, Mauro Vinicius “Duda Silva”, Everton Lopes, Robson Conceição, Isaquias Queiroz, Arthur Zanetti, Jade Barbosa, Daniele Hypolito, Ketleyn Quadros, Ana Marcela Cunha, Thiago Pereira, Bruno Fratus, Felipe Lima, Yane Marques, Guilherme Dias, Natalia Falavigna, Emanuel, Alison, Talita, além de 11 integrantes da equipe campeã mundial feminina de handebol.

Os Jogos Sul-americanos de Santiago foram classificatórios para os Jogos Pan-americanos Toronto 2015 nas seguintes modalidades: boliche, caratê, esqui aquático, handebol, hipismo saltos, hipismo adestramento, hóquei sobre grama, judô, lutas associadas, pentatlo moderno, rúgbi e triatlo.