Carregando...

San Juan 1979

01/07 a 15/07
|
Jogos Pan-Americanos

Os Jogos Pan-americanos San Juan 1979 marcaram o início de uma era de expansão. Depois de 12 anos sem novas modalidades no programa, a edição de 1979 abriu as portas para três novos esportes: patinação, softbol e tiro com arco. E, desde então, o Programa Pan-americano cresceu até chegar às 35 modalidades do Pan de 2003.

Na patinação, Argentina e Estados Unidos dividiram as medalhas de ouro, com destaque para a patinadora argentina Nora Vega, que conquistou quatro ouros. No softbol, o Canadá venceu a competição masculina e os Estados Unidos, a feminina. Já no tiro com arco, os EUA levaram todas as medalhas de ouro e prata em disputa.

Os Jogos de San Juan também tiveram performances de destaque no atletismo e na natação. Nas pistas, o americano Reinaldo Nehemiah bateu o recorde mundial dos 110m com barreiras, com o tempo de 13s20. Nas piscinas, dois nadadores americanos também estabeleceram novas marcas mundiais. Mary Meagher quebrou o recorde dos 200m borboleta, com 2min09s77; e Jesús Vasallo fez o mesmo nos 200m medley, com 2min03s29.

Uma geração de grandes atletas americanos brilhou em San Juan, mas por causa do boicote aos Jogos Olímpicos Moscou 1980 eles tiveram de adiar seus sonhos olímpicos.

No atletismo, Evelyn Ashford ganhou o ouro nos 100m e 200m, mas só teve a chance de brilhar nos Jogos Los Angeles 1984, quando foi ouro na prova dos 100m.

Nos saltos ornamentais, o lendário Greg Louganis conquistou duas medalhas de ouro em San Juan, no trampolim e na plataforma. Louganis seria tricampeão pan-americano nas duas provas, mas não conseguiu repetir a façanha nos Jogos Olímpicos. Ele conquistou um bicampeonato olímpico - 1984 e 1988.

Já a nadadora Cynthia Woodhead não teve sequer essa sorte. No Pan de 1979, ela conquistou cinco medalhas de ouro: 100m, 200m e 400m estilo livre e nos revezamentos 4x100m livre e 4x100m medley. Mas, por causa do boicote, não pôde disputar os Jogos de Moscou. Nos Jogos de Los Angeles, depois de superar diversos problemas físicos, Woodhead ganhou a prata nos 200m livre. Cynthia Woodward acabou abandonando a natação e passou a praticar triatlo.

João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, conquistou o bicampeonato pan-americano nas provas do salto triplo e do salto em distância, antecipando a segunda medalha de bronze olímpica que conquistaria nos Jogos de Moscou um ano depois.

Na natação, a equipe brasileira do revezamento 4x200m livre que ganharia o bronze em Moscou, formada por Cyro Delgado, Djan Madruga, Jorge Fernandes e Marcus Mattioli, foi prata em San Juan. Djan Madruga ainda conquistou mais duas medalhas de prata (400m e 1.500m livre) e três de bronze (200m costas, 200m livre e revezamento 4x100m livre). Cyro Delgado, Marcus Mattioli e Rômulo Arantes completavam o time do 4x100m livre. Rômulo ainda ganhou a prata nos 100m costas.

O Brasil levou ainda cerca de 10 mil pessoas ao Estádio Sixto Escobar para final do futebol, em que derrotou a seleção cubana por 3 a 0. Na época, foi o maior público em um evento esportivo já registrado no país.

Na disputa masculina do judô, os brasileiros tiveram o excelente aproveitamento de sete medalhas (quatro de ouro, uma de prata e duas de bronze) em oito categorias, só não subindo ao pódio no peso-médio.

Exceto nas provas de beisebol, hóquei na grama, lutas, natação sincronizada (nos esportes aquáticos), softbol e patinação corrida (na patinação), os atletas brasileiros competiram em todas as modalidades.

Países: Antígua e Barbuda, Antilhas Holandesas, Argentina, Bahamas, Barbados, Belize, Bermuda, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Costa Rica, Colômbia, Cuba, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Ilhas Cayman, Ilhas Virgens, Jamaica, México, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Suriname, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela.

Esportes: Atletismo, basquete, beisebol, boxe, ciclismo, esgrima, esportes aquáticos (natação, natação sincronizada, saltos ornamentais, polo aquático), futebol, ginástica, hipismo, hóquei sobre grama, judô, levantamento de peso, lutas, patinação sobre rodas, remo, softbol, tênis, tiro com arco, tiro esportivo, vela e vôlei.

Esportes estreantes: Patinação sobre rodas, softbol e tiro com arco.

Número de países: 34
Total de atletas: 3.700
Atletas do Brasil: 278
Número de esportes: 22

Outras participações nos Jogos Pan-Americanos Todas participações
Patrocinadores Olímpicos Mundiais
Patrocinadores Oficiais
Apoiadores Oficiais
Parceiros Oficiais
Fornecedores Oficiais