Carregando...

Roma 1960

25/08 a 11/09
|
Jogos Olímpicos de Verão
  • 83 Países
  • 23 Modalidades
  • 150 Provas
  • 5338 Atletas

14 modalidades (atletismo, basquete, boxe, ciclismo pista, futebol, hipismo saltos, levantamento de peso, natação, pentatlo moderno, polo aquático, remo, saltos ornamentais, tiro esportivo e vela)

Porta-bandeira na Cerimônia de Abertura: Adhemar Ferreira da Silva (atletismo)

O Brasil participou dos Jogos de Roma com 81 atletas (80 homens e uma mulher). Wanda dos Santos foi a única representante do sexo feminino e competiu no atletismo, na prova de 80m com barreiras.

O basquete masculino, mais uma vez, classificou-se em terceiro lugar, conquistando a segunda medalha de bronze em Jogos Olímpicos. Com seis vitórias em oito jogos, o time só perdeu para os EUA e a União Soviética, primeiro e segundo lugar no torneio, respectivamente. A equipe brasileira era formada por grandes estrelas do basquete da época, como Amaury Antônio Passos, Carmo de Souza (Rosa Branca), Edson Bispo dos Santos, Wlamir Marques e Zenny de Azevedo (Algodão).

Na natação, nos 100m livre, Manuel dos Santos Júnior também conseguiu o bronze. Ele terminou a prova com o tempo de 55s4, contra os 55s2 do australiano John Devit, primeiro lugar e novo recordista olímpico, e do americano Lance Larson, segundo colocado.

Outros bons resultados na Itália: o ciclista brasileiro Anésio Argenton chegou em sexto lugar na prova Contra o Relógio e o velejador Reinald Conrad terminou em quinto na classe finn.

Jogos Olímpicos pela primeira vez na Itália

Os Jogos Olímpicos Roma 1960 foram os primeiros a serem transmitidos pela televisão, ao vivo, para 20 países. Cerca de 200 milhões de pessoas assistiram às competições sem sair de casa. Um dos principais destaques foi a norte-americana Wilma Rudolph, que ganhou o ouro no atletismo (100m, 200m e revezamento 4x100m). Um feito extraordinário.

A capital italiana também testemunhou as vitórias do norte-americano Cassius Clay (na foto acima), que mais tarde seria imortalizado como Muhammad Ali, seu nome muçulmano. O pugilista foi campeão Olímpico na categoria meio-pesado. Outro atleta de destaque foi o etíope Abebe Bikila. Correndo descalço, ele venceu a maratona sob um calor de 40°, com direito a quebra de recorde mundial, e se tornou o primeiro africano campeão Olímpico.

No iatismo, o dinamarquês Paul Elvstrom, da classe Finn, conquistou sua quarta medalha de ouro consecutiva na mesma prova. O húngaro Aladar Gerevich, na esgrima, foi além: conseguiu o sexto ouro seguido no sabre por equipes. Na canoagem, o sueco Gert Fredriksson ganhou a sexta medalha de ouro. O Brasil conquistou duas medalhas de bronze: uma na natação, outra no basquete.

Modalidades Provas Resultado Classificação
Basquete Masculino

Campanha: 6 vitórias e 2 derrotas

Fase de grupos: Brasil 75x72 Porto Rico 

Brasil 58x54 União Sovi&eacu

3º Lugar
Natação 100m - Masculino

55s4

3º Lugar
Outras participações nos Jogos Olímpicos de Verão Todas participações
Sites olímpicos e paraolímpicos
Patrocinadores Olímpicos Mundiais
Patrocinadores Oficiais
Apoiadores Oficiais
Parceiros Oficiais