Participação do Brasil
Atletas: 81 atletas (80 homens e uma mulher)
Modalidades: 14 modalidades (atletismo, basquete, boxe, ciclismo pista, futebol, hipismo saltos, levantamento de peso, natação, pentatlo moderno, polo aquático, remo, saltos ornamentais, tiro esportivo e vela)
Medalhas: 2 bronze
Porta-bandeira na Cerimônia de Abertura: Adhemar Ferreira da Silva (atletismo)
O Brasil participou dos Jogos de Roma com 81 atletas (80 homens e uma mulher). Wanda dos Santos foi a única representante do sexo feminino e competiu no atletismo, na prova de 80m com barreiras.
O basquete masculino, mais uma vez, classificou-se em terceiro lugar, conquistando a segunda medalha de bronze em Jogos Olímpicos. Com seis vitórias em oito jogos, o time só perdeu para os EUA e a União Soviética, primeiro e segundo lugar no torneio, respectivamente. A equipe brasileira era formada por grandes estrelas do basquete da época, como Amaury Antônio Passos, Carmo de Souza (Rosa Branca), Edson Bispo dos Santos, Wlamir Marques e Zenny de Azevedo (Algodão).
Na natação, nos 100m livre, Manuel dos Santos Júnior também conseguiu o bronze. Ele terminou a prova com o tempo de 55s4, contra os 55s2 do australiano John Devit, primeiro lugar e novo recordista olímpico, e do americano Lance Larson, segundo colocado.
Outros bons resultados na Itália: o ciclista brasileiro Anésio Argenton chegou em sexto lugar na prova Contra o Relógio e o velejador Reinald Conrad terminou em quinto na classe finn.
Jogos Olímpicos pela primeira vez na Itália
Os Jogos Olímpicos Roma 1960 foram os primeiros a serem transmitidos pela televisão, ao vivo, para 20 países. Cerca de 200 milhões de pessoas assistiram às competições sem sair de casa. Um dos principais destaques foi a norte-americana Wilma Rudolph, que ganhou o ouro no atletismo (100m, 200m e revezamento 4x100m). Um feito extraordinário.
A capital italiana também testemunhou as vitórias do norte-americano Cassius Clay (na foto acima), que mais tarde seria imortalizado como Muhammad Ali, seu nome muçulmano. O pugilista foi campeão Olímpico na categoria meio-pesado. Outro atleta de destaque foi o etíope Abebe Bikila. Correndo descalço, ele venceu a maratona sob um calor de 40°, com direito a quebra de recorde mundial, e se tornou o primeiro africano campeão Olímpico.
No iatismo, o dinamarquês Paul Elvstrom, da classe Finn, conquistou sua quarta medalha de ouro consecutiva na mesma prova. O húngaro Aladar Gerevich, na esgrima, foi além: conseguiu o sexto ouro seguido no sabre por equipes. Na canoagem, o sueco Gert Fredriksson ganhou a sexta medalha de ouro. O Brasil conquistou duas medalhas de bronze: uma na natação, outra no basquete.
Modalidades | Provas | Resultado | Classificação |
Basquete | Masculino | Campanha: 6 vitórias e 2 derrotas Fase de grupos: Brasil 75x72 Porto Rico Brasil 58x54 União Soviética Brasil 80x72 México Fase de grupos - semifinal: Brasil 78x75 Itália Brasil 77x68 Polônia Brasil 85x78 Tchecoslováquia Fase de grupos - final: União Soviética 64x62 Brasil EUA 90x63 Brasil * vitória sobre a Itália, na fase de grupos - semifinal, acabou rendendo o bronze ao Brasil. |
3º Lugar |
Natação | 100m - Masculino | 55s4 |
3º Lugar |