Carregando...

Rio 2002

01/08 a 11/08
|
Jogos Sul-Americanos

A sétima edição dos Jogos Sul-americanos, realizada de 1º a 11 de agosto de 2002, nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Belém, entrou para a História como o maior evento multiesportivo já realizado no continente. Em apenas três meses, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) organizou a competição nas quatro capitais escolhidas, após as desistências de Córdoba, na Argentina, e Bogotá, na Colômbia.

O desafio de viabilizar os Jogos em apenas 90 dias foi vencido com sobras. O sucesso da empreitada contou valiosos pontos para a vitória da candidatura do Brasil a sede dos Jogos Pan-americanos de 2007, obtida apenas 17 dias após o fim dos Jogos Sul-americanos.

Ao longo de 11 dias, a delegação brasileira construiu um edifício dourado. Pela primeira vez, o país terminou no topo do quadro geral de classificação dos Jogos Sul-americanos. Os anfitriões sequer esperaram pelo último dia de provas e, no sábado, dia 10, já não podiam ser alcançados pelos adversários. O campeão conquistou 329 medalhas (146 de ouro, 94 de prata e 89 de bronze).

Pelo critério do total de medalhas de ouro conquistadas, a Venezuela terminou em segundo lugar, com 95 de ouro, 68 de prata e 66 de bronze - 229 no total. A Argentina, que vencera todas as edições anteriores dos Jogos Sul-americanos, foi a terceira colocada, com 75 de ouro, 91 de prata e 79 de bronze - total de 245.

Número de países participantes: 14 - Antilhas Holandesas, Argentina, Aruba, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela

Número de modalidades: 26 - Atletismo, boliche, boxe, canoagem, ciclismo, esgrima, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica desportiva, golfe, handebol, judô, karatê, levantamento de peso, lutas, natação, natação sincronizada, patinação, softbol, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro esportivo, tiro com arco, triatlo e vela.

Total de atletas: 2.069

Outras participações nos Jogos Sul-Americanos Todas participações
Patrocinadores Olímpicos Mundiais
Patrocinadores Oficiais
Apoiadores Oficiais
Parceiros Oficiais
Fornecedores Oficiais