Carregando...

Munique 1972

05/09 a 06/09
|
Jogos Olímpicos de Verão
  • 121 Países
  • 28 Modalidades
  • 195 Provas
  • 7134 Atletas

Jogos Olímpicos pela segunda vez na Alemanha

Os Jogos Olímpicos de Munique ficaram marcados pelo atentado terrorista dentro da Vila Olímpica contra atletas israelenses. Na esfera esportiva, a edição foi o palco do show do nadador norte-americano Mark Spitz, que conquistou sete medalhas de ouro, com sete recordes mundiais - um feito único na história da competição que só seria batido por Michael Phelps 36 anos depois.

No atletismo, na final dos 10.000m, uma história de superação: o finlandês Lasse Viren caiu no meio da prova, levantou-se – em último lugar -, ultrapassou todos os outros competidores e não só ganhou o ouro, como quebrou o recorde mundial. Foi a primeira de suas quatro medalhas de ouro na carreira.

A ginasta Olga Korbut, destaque da União Soviética na prova por equipes, falhou na final individual e chorou copiosamente. No dia seguinte, na decisão por aparelhos, ela ganhou dois ouros e uma prata, emocionando o público. Nessa edição, pela primeira vez, os Jogos Olímpicos de Verão tiveram uma mascote: um cachorro chamado Waldi. Pelo Brasil, duas medalhas de bronze conquistadas: uma no salto triplo, outra no judô.

Modalidades Provas Resultado Classificação
Atletismo Salto triplo - Masculino

17,05m

3º Lugar
Judô Meio-pesado - 80Kg até 93Kg

Primeira fase: Chiaki Ishii vence Mohamed Dione (Senegal)

Oitavas de final: Chiaki Ishii vence Jen-Wuh Juang (Taiwan)

Quartas d

3º Lugar
Outras participações nos Jogos Olímpicos de Verão Todas participações
Sites olímpicos e paraolímpicos
Patrocinadores Olímpicos Mundiais
Patrocinadores Oficiais
Apoiadores Oficiais
Parceiros Oficiais