Carregando...

Munique 1972

29/08 a 11/09
|
Jogos Olímpicos de Verão
  • 121 Países
  • 28 Modalidades
  • 195 Provas
  • 7134 Atletas

Participação do Brasil

Atletas: 89 (84 homens e 5 mulheres)
Modalidades: 13 (atletismo, basquete, boxe, ciclismo, futebol, hipismo, judô, levantamento de peso, natação, remo, tiro esportivo, vela e vôlei)
Medalhas: 2 (2 bronzes)
Porta bandeira na Cerimônia de Abertura: Luiz Cláudio Menon (basquete)

Nelson Prudêncio voltou a subir no pódio com o bronze no salto triplo (17,05m). A outra medalha de bronze conquistada pelos brasileiros foi obtida por Chiaki Ishii, no judô. 

A seleção de futebol, que contava com nomes como Falcão, Dirceu e Roberto Dinamite, e havia sido tricampeã mundial em 1970, foi eliminada logo na primeira fase. 

Terror na Vila

Os Jogos Olímpicos de Munique ficaram marcados pelo atentado terrorista dentro da Vila Olímpica contra atletas israelenses. Na esfera esportiva, a edição foi o palco do show do nadador norte-americano Mark Spitz, que conquistou sete medalhas de ouro, com sete recordes mundiais - um feito único na história da competição que só seria batido por Michael Phelps 36 anos depois.

No atletismo, na final dos 10.000m, uma história de superação: o finlandês Lasse Viren caiu no meio da prova, levantou-se – em último lugar -, ultrapassou todos os outros competidores e não só ganhou o ouro, como quebrou o recorde mundial. Foi a primeira de suas quatro medalhas de ouro na carreira.

A ginasta Olga Korbut, destaque da União Soviética na prova por equipes, falhou na final individual e chorou copiosamente. No dia seguinte, na decisão por aparelhos, ela ganhou dois ouros e uma prata, emocionando o público. Nessa edição, pela primeira vez os Jogos Olímpicos de Verão tiveram uma mascote: um cachorro chamado Waldi. 

Atletas Modalidades Provas Resultado Classificação
Nelson Prudêncio Atletismo Salto triplo - Masculino

17,05m

3º Lugar
Chiaki Ishii Judô Meio-pesado - 80Kg até 93Kg

Primeira fase: Chiaki Ishii vence Mohamed Dione (Senegal)

Oitavas de final: Chiaki Ishii vence Jen-Wuh Juang (Taiwan)

Quartas de final: Chiaki Ishii vence Pavle Bajcetic (Iugoslávia)

Semifinal: Paul Barth (Alemanha Ocidental) vence Chiaki Ishii

Repescagem - disputa pelo bronze: Chiaki Ishii vence Helmut Howiller (Alemanha Oriental)

3º Lugar