Carregando...

Medellín 2010

19/03 a 30/03
|
Jogos Sul-Americanos

Participação do Brasil
Atletas: 573
Medalhas: 355 (133 ouros, 119 pratas e 113 bronzes)
Modalidades: 37

O Brasil, com uma delegação repleta de jovens talentos mesclados com atletas renomados, ficou na segunda colocação geral, atrás apenas da Colômbia, dona da casa, que obteve um total de 372 medalhas.

Medellín 2010 entrou para a história dos Jogos Sul-americanos pelo excelente nível de organização e das instalações esportivas, de padrão pan-americano, pelos legados sociais deixados para a cidade e pela elevação do patamar de organização do evento. 

Foram disputadas 42 modalidades esportivas, sendo nove não-olímpicas - beisebol, boliche, esqui aquático, futsal, karatê, patinação artística e de velocidade, softbol e squash.

Com a conquista de seis medalhas de ouro no tiro esportivo, Júlio Almeida foi o brasileiro mais bem-sucedido na Colômbia. Ele venceu todas as provas que disputou. Entre as mulheres, Angélica Kvieczynsk também ganhou seis ouros. 

Outros destaques da delegação brasileira foram Joanna Maranhão e Daynara de Paula, ambas da natação, que saíram da Colômbia com cinco ouros e um bronze cada.

Liderada pelo medalhista mundial e olímpico Diego Hypolito, a equipe brasileira de ginástica artística conquistou a medalha de ouro. O ginasta foi também campeão no solo e no salto.