Carregando...

Mar del Plata 1995

12/03 a 26/03
|
Jogos Pan-Americanos

Participação do Brasil
Atletas:
401
Medalhas: 82 (18 ouros, 27 pratas e 37 bronzes)
Modalidades: atletismo, badminton, basquete, beisebol, boliche, boxe, canoagem, ciclismo, esgrima, esportes aquáticos (natação, natação sincronizada, saltos ornamentais, polo aquático), futebol, ginástica (artística e rítmica), handebol, hipismo, judô, karatê, levantamento de peso, lutas, patinação sobre rodas, remo, squash, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo, vela e vôlei.

O crescimento dos Jogos Pan-americanos, iniciado na edição de 1979, atingiu seu auge em Mar Del Plata com sete novas modalidades: badminton, esqui aquático, caratê, pelota basca, raquetebol, squash e triatlo.

Com o primeiro lugar na dupla e por equipe, o mesa-tenista Cláudio Kano atingiu o recorde de quatro Pans consecutivos ganhando pelo menos uma medalha de ouro. Kano morreu em 1996, vítima de um acidente de moto.

A natação conseguiu o recorde de 16 medalhas, entre elas a de ouro de Fernando Scherer, o Xuxa, nos 50m livre. Nos Jogos Olímpicos Atlanta 1996, Xuxa ficaria com o bronze na mesma prova.

No hipismo, o cavaleiro Nelson Pessoa voltou a ganhar uma medalha de ouro numa edição dos Jogos Pan-americanos 28 anos depois de subir ao topo do pódio com a equipe de saltos em Winnipeg 1967.  Em Mar del Plata 1995, tinha a seu lado na equipe o filho Rodrigo Pessoa, além de Vitor Alves Teixeira e André Bier Johannpeter. Em Atlanta, Rodrigo e André se juntaram a Luiz Felipe de Azevedo e Alvaro Affonso de Miranda Neto, o Doda, na equipe que ganhou o bronze.

Sem tanta tradição, a equipe do concurso completo de equitação (CCE), formada por cavaleiros do interior de São Paulo (Serguey Fofanoff, Luciano Miranda Drubi, André Luiz Giovanini e Ruy Leme da Fonseca Filho), também ganhou o ouro em Mar del Plata.

No atletismo, o campeão olímpico de 1984 Joaquim Cruz marcou seu retorno após quatro anos de lesões e cirurgias no tendão de Aquiles com uma brilhante vitória nos 1.500m. E, na vela, o iatista Robert Scheidt começava com uma medalha de ouro na Argentina o seu domínio internacional na classe Laser.

Futuro campeão mundial profissional de boxe, Acelino Popó Freitas ficou com a prata na categoria peso leve, mas levou o Brasil de volta a uma disputa de final no boxe, algo que não acontecia desde os Jogos de San Juan 1979. 

O Brasil medalhou em 

Sebastian Cuattrin conquistou as primeiras medalhas da canoagem brasileira na história dos jogos. Foi duas vezes bronze no caiaque para uma e duas pessoas em provas de 1.000m (K-1 1.000 e K-2 1.000, ao lado de Alvaro Koslowski).

A Argentina também deu um salto no quadro de medalhas. Em relação a 1991, os argentinos ganharam 29 medalhas de ouro a mais (40 a 11) e um total de 104 medalhas a mais (159 a 55). Uma das conquistas mais dramáticas foi justamente no esporte mais popular do país, o futebol. Com uma seleção jovem,  mas cheia de futuros astros do futebol mundial como Zanetti, Ortega, Crespo e Sorín, a Argentina ganhou o ouro numa decisão por pênaltis na final contra o México.