Carregando...

Los Angeles 1932

30/07 a 14/08
|
Jogos Olímpicos de Verão
  • 37 Países
  • 20 Modalidades
  • 117 Provas
  • 1334 Atletas

Participação do Brasil

Atletas: 66 (65 homens e 1 mulher)
Modalidades: 5 (Atletismo, Natação, Pólo aquático, Remo e Tiro esportivo)
Medalhas: 0
Porta-bandeira na Cerimônia de Abertura: Antônio Pereira Lira (atletismo)

Dos 82 atletas que integravam a delegação brasileira enviada a Los Angeles, somente 66 participaram dos Jogos. Para cada passageiro que deixasse o navio Itaquicê, em que viajaram durante um mês, as autoridades locais cobravam um dólar. Como os recursos eram escassos, os organizadores decidiram que só desceriam os que tinham chances de medalha. Em seguida, os integrantes das equipes de polo aquático, do remo e do atletismo também receberam autorização para desembarcar.

Uma exceção foi aberta por cavalheirismo e a nadadora Maria Lenk, aos 17 anos, foi a primeira sul-americana a participar de uma competição olímpica. Ela nadou em três provas: 100m livre, 100m costas e 200m peito.

Adalberto Cardoso, nosso ironman

Outra história, em especial, teve um desfecho inusitado. Adalberto Cardoso era um dos que estava impedido de desembarcar, mas escapou do navio e foi para Los Angeles a pé e de carona pela estrada. Chegou ao Estádio Olímpico quando faltavam dez minutos para o início da prova dos 10.000m, sua especialidade. Mal teve tempo de vestir seu uniforme e, ainda assim, incompleto: foi o primeiro atleta a correr descalço nos Jogos Olímpicos.

Nas últimas três voltas, Adalberto Cardoso estava solitário na pista e assim, sem competidores, correu empurrado pelos aplausos explosivos do público. Foi o último a completar a prova, mas, no dia seguinte, os jornais o chamavam de Iron Man.

Atletas e café

A missão enviada a Los Angeles ainda guardou outros detalhes curiosos. Um deles é que o navio em questão estava camuflado de barco de guerra para não pagar pedágio no Canal do Panamá. Não adiantou: ao aportar, inspetores subiram a bordo, verificaram que os canhões eram mera decoração e a delegação teve que arcar com o tributo. Além disso, os porões do Itaquicê transportavam 55 mil sacas de café e os atletas tinham o compromisso de vendê-las nos portos durante as paradas do percurso. Quem não desembarcou em São Pedro para os Jogos seguiu viagem até São Francisco para encontrar compradores.

Patrocinadores Olímpicos Mundiais
Patrocinadores Oficiais
Apoiadores Oficiais
Parceiros Oficiais
Fornecedores Oficiais
Recursos das Loterias Federais