Carregando...

Los Angeles 1932

30/07 a 14/08
|
Jogos Olímpicos de Verão
  • 37 Países
  • 20 Modalidades
  • 117 Provas
  • 1334 Atletas

Participação do Brasil

Atletas: 66 (65 homens e 1 mulher)
Modalidades: 5 (Atletismo, Natação, Pólo aquático, Remo e Tiro esportivo)
Medalhas: 0
Porta-bandeira na Cerimônia de Abertura: Antônio Pereira Lira (atletismo)

Dos 82 atletas que integravam a delegação brasileira enviada a Los Angeles, somente 66 participaram dos Jogos. Para cada passageiro que deixasse o navio Itaquicê, em que viajaram durante um mês, as autoridades locais cobravam um dólar. Como os recursos eram escassos, os organizadores decidiram que só desceriam os que tinham chances de medalha. Em seguida, os integrantes das equipes de polo aquático, do remo e do atletismo também receberam autorização para desembarcar.

Uma exceção foi aberta à nadadora Maria Lenk, aos 17 anos, primeira sul-americana a participar de uma competição olímpica. Adalberto Cardoso escapou do navio e foi para Los Angeles a pé e de carona pela estrada. Chegou ao Estádio Olímpico quando faltavam dez minutos para os 10.000m, sua especialidade. Mal teve tempo de vestir seu uniforme e se tornou o primeiro atleta a correr descalço nos Jogos Olímpicos.

Atletas no pódio

Os Jogos inauguraram a premiação com atletas no pódio e hasteamento das bandeiras que perdura até os dias atuais. O evento teve destaques jovens. A norte-americana Mildred  Didrikson, de 18 anos, ganhou dois ouros e uma prata no atletismo. Já o o nadador japonês Kusuo Kitamura se tornou o mais jovem a se sagrar campeão, aos 14 anos.