Carregando...

Londres 1948

29/07 a 14/08
|
Jogos Olímpicos de Verão
  • 59 Países
  • 23 Modalidades
  • 136 Provas
  • 4104 Atletas

Participação do Brasil

Atletas: 81 atletas (70 homens e 11 mulheres) 
Modalidades: 11  (atletismo, basquete, boxe, esgrima, hipismo, natação, pentatlo moderno, remo, saltos ornamentais, tiro esportivo e vela)
Medalhas: 1 (1 bronze) 
Porta-bandeira na Cerimônia de Abertura: Sylvio de Magalhães Padilha (atletismo)

O Brasil voltou de Londres com a primeira medalha em esportes coletivos da história: o bronze do basquete masculino. A equipe, dirigida por Moacir Daiuto, contava com o talento de Zenny de Azevedo, o Algodão.

Outros bons resultados vieram na natação. Piedade Coutinho, nos 400m livre, e a equipe dos 4x100m livre (composta por Eleonora Margarida J. Schimidt, Maria Angélica Leão Costa, Talita Alencar Rodrigues e a própria Piedade) conseguiram o sexto lugar. O nadador Willy Otto Jordan, nos 200m peito, obteve a mesma classificação.

No atletismo, dois brasileiros figuraram entre os oito melhores do salto triplo: Geraldo Silveira (5º lugar) e Hélio Coutinho da Silva (8º lugar). Adhemar Ferreira da Silva, então com 21 anos, ficou a três centímetros da marca de Hélio. No boxe, Ralph Zumbano chegou às quartas-de-final. Mais tarde, ele iria se dedicar a treinar jovens lutadores. Um deles, seu sobrinho Éder Jofre, viria a ser o maior pugilista brasileiro de todos os tempos.


O retorno dos Jogos

Os Jogos previstos para 1940 e 1944 não aconteceram por conta da Segunda Guerra Mundial. Ainda abatida pelos bombardeios, Londres voltou a receber os Jogos. Karoly Takacs, membro da equipe húngara campeã mundial de tiro dez anos antes, chegou ao evento sem a mão direita, perdida na explosão de uma granada. Atirando com a mão esquerda, ganhou a medalha de ouro no tiro rápido. O americano Bob Mathias, de 17 anos, conquistou o ouro no decatlo apenas quatro meses depois de disputar sua primeira prova. 



Atletas Modalidades Provas Resultado Classificação
Affonso Évora Alberto Marson Alexandre Gemignani Alfredo da Motta João Francisco Bráz Marcus Vinícius Dias Massinet Sorcinelli Nilton Pacheco Ruy de Freitas Algodão Basquete Masculino

Campanha: 7 vitórias e 1 derrota

Fase de grupos: Brasil 45x41 Hungria

Brasil 36x32 Uruguai

Brasil 76x11 Grã-Bretanha

Brasil 57x35 Canadá

Brasil 47x31 Itália

Quartas de final: Brasil 28x23 Tchecoslováquia

Semifinal: França 43x33 Brasil

Disputa pelo bronze: Brasil 52x47 México

3º Lugar