Carregando...

Lillehammer 2016

12/02 a 21/02
|
Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude

A segunda edição dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude Lillehammer 2016 aconteceu entre os dias 12 e 21 de fevereiro. A pequena cidade norueguesa, que já havia recebido os Jogos Olímpicos de Inverno de 1994, provou mais uma vez a capacidade de encantar o mundo com um ambiente esportivo, vibrante e acolhedor. Durante o evento, cerca de 1.100 atletas de 70 países disputaram 15 modalidades, algumas com formato inédito. Além de uma competição de alto nível, Lillehammer 2016 apresentou um extenso programa cultural e educativo, apresentando, de forma lúdica, os valores olímpicos aos jovens atletas de 15 a 18 anos.

O Time Brasil foi representado por dez atletas: Altair Firmino, no esqui cross country; Michel Macedo, no esqui alpino; Laura Nascimento e Robert Barbosa, no skeleton; Jéssica Victoria e Marley Linhares, no monobob; e uma equipe de curling formada por Elian Rocha, Giovanna Barros, Raissa Rodrigues e Victor Santos.

Destaque para o 15º lugar obtido por Michel Macedo no Super-G. Esta foi a melhor colocação do esqui alpino brasileiro em eventos olímpicos, de jovens ou adultos. No monobob, Marley Linhares e Jéssica Victória chegaram ao oitavo e nono lugares, respectivamente, mostrando talento na pilotagem a mais de 110km/h.

Merece destaque também o exemplo de Altair Firmino. Revelado pelo projeto Ski na Rua, o menino da comunidade São Remo, de São Paulo, não se intimidou e participou de três provas de esqui cross country durante os Jogos. Sua história causou interesse na Vila Olímpica, ao ponto de o atleta ter sido chamado para um encontro com o presidente do Comitê Olímpico Internacional. O alemão Thomas Bach fez questão de incentivar Altair a continuar perseguindo seus objetivos.

Laura Nascimento e Robert Barbosa também deixaram suas marcas em Lillehammer e colocaram o Brasil pela primeira vez em uma competição olímpica de skeleton. Da mesma forma, a equipe de curling foi responsável por fazer a estreia do país em um evento olímpico da curiosa modalidade.

A próxima edição dos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno acontece em Lausanne, na Suíça, em 2020.

Patrocinadores Olímpicos Mundiais
Patrocinadores Oficiais
Apoiadores Oficiais
Parceiros Oficiais
Fornecedores Oficiais
Recursos das Loterias Federais