Carregando...

Helsinque 1952

19/06 a 03/08
|
Jogos Olímpicos de Verão
  • 69 Países
  • 23 Modalidades
  • 149 Provas
  • 4955 Atletas

15 modalidades (atletismo, basquete, boxe, esgrima, futebol, hipismo CCE, hipismo saltos, levantamento de peso, natação, pentatlo moderno, polo aquático, remo, saltos ornamentais, tiro esportivo e vela)

Porta-bandeira na Cerimônia de Abertura: Mario Jorge da Fonseca Hermes (basquete)

O Brasil levou uma equipe de 108 atletas (103 homens e cinco mulheres) para os Jogos Olímpicos Helsinque 1952 e voltou com três medalhas: um ouro e dois bronzes. O destaque maior foi Adhemar Ferreira da Silva, que conquistou sua primeira medalha de ouro. Ele superou o próprio recorde mundial no salto triplo (de 16,01m) por quatro vezes na mesma prova. Na capital da Finlândia, Adhemar registrou as seguintes marcas: 16,05m, 16,09m, 16,12m e 16,22m.

No salto em altura, José Telles da Conceição ganhou a medalha de bronze. Ele alcançou 1,98m e bateu o próprio recorde sul-americano. Ary Façanha de Sá, na mesma prova, se classificou em quarto lugar, com 7,23m. Da natação veio outro bronze, com Tetsuo Okamoto, nos 1.500m livre e o tempo de 18min51s3. João Havelange, que havia participado dos Jogos de Berlim 1936 como nadador nos 1.500m livre, integrou o time de polo aquático em Helsinque.

Nesta edição, o Brasil participou pela primeira vez da competição de futebol dos Jogos Olímpicos. Dois anos antes, o país amargara a derrota na decisão da Copa do Mundo disputada no Maracanã. Em 1952, a seleção ficou em quinto lugar e encantou plateias com sua maneira atrevida e brincalhona de jogar.

Jogos Olímpicos pela primeira vez na Finlândia

Realizada no início da Guerra Fria, essa edição ficou marcada pela estreia da União Soviética, que disputaria com os Estados Unidos o maior número de medalhas nos Jogos seguintes. O feito mais memorável em Helsinque coube ao corredor Emil Zatopek (na foto, à esquerda), da antiga Tchecoslováquia. Ele se tornou a única pessoa da história a ganhar os 5.000m, os 10.000m (que já havia vencido em Londres 1948) e a maratona em uma mesma edição dos Jogos.

Pela primeira vez, as mulheres competiram contra os homens na prova de adestramento do hipismo. A dinamarquesa Lis Hartel marcou para sempre sua participação ao conquistar a medalha de prata mesmo tendo parte de suas pernas (abaixo do joelho) paralisadas. Vítima de poliomielite aos 23 anos, ela precisava de ajuda para subir e descer do cavalo. Também na Finlândia, Lars Hall, um carpinteiro sueco, foi o primeiro não-militar a vencer o pentatlo moderno. A delegação brasileira conquistou uma medalha de ouro e duas de bronze.

Modalidades Provas Resultado Classificação
Atletismo Salto triplo - Masculino 16,22m 1º Lugar
Atletismo Salto em altura - Masculino

1,98m

3º Lugar
Natação 1.500m livre - Masculino

18m51s30

3º Lugar
Outras participações nos Jogos Olímpicos de Verão Todas participações
Sites olímpicos e paraolímpicos
Patrocinadores Olímpicos Mundiais
Patrocinadores Oficiais
Apoiadores Oficiais
Parceiros Oficiais