Carregando...

Cidade do México 1968

12/10 a 27/10
|
Jogos Olímpicos de Verão
  • 112 Países
  • 24 Modalidades
  • 172 Provas
  • 5516 Atletas

Participação do Brasil

Atletas: 84 (81 homens e 3 mulheres)
Modalidades: 13 (atletismo, basquete, boxe, esgrima, futebol, hipismo, levantamento de peso, natação, polo aquático, remo, tiro, vela e vôlei)
Medalhas: 3 (1 prata e 2 bronzes)
Porta-bandeira na Cerimônia de Abertura: João Gonçalves Filho (polo aquático)

Numa disputa de quatro horas, com alternância de quebras de recorde mundial, Nelson Prudêncio ganhou a medalha de prata no salto tripo - o ouro ficou com o soviético Viktor Saneyev. 

O Brasil ainda conquistou duas medalhas de bronze na Cidade do México: Servílio de Oliveira, no boxe (peso-mosca), e Reinaldo Conrad e Bukard Cordes, na vela (classe Flying Dutchman).

O basquete masculino, com uma seleção renovada, manteve entre os melhores do mundo com a quarta colocação. Na natação, Sylvio Fiolo também chegou perto do pódio ao terminar na quarta posição nos 100m peito. 

Primeiros Jogos na América Latina

A Cidade do México recebeu os primeiros Jogos Olímpicos realizados na América Latina. Também foi a primeira vez que uma mulher, a mexicana Norma Enriqueta Basilio, acendeu a pira olímpica na cerimônia de abertura. A polonesa Eulalia Rolinska, a peruana Gladys de Seminario e a mexicana Nuria Ortiz deram vez às mulheres nas provas de tiro.

A ginasta Vera Caslavska, da antiga Tchecoslováquia - país que havia sido invadido dois meses antes pela União Soviética -, teve que se esconder durante três semanas para competir e ganhar quatro medalhas de ouro e duas de prata. No lançamento de disco, o norte-americano Al Oerter venceu a competição pela quarta vez. Seu compatriota Bob Beamon, do salto em distância, foi outro grande destaque dessa edição: ele alcançou a marca de 8,90m (55 centímetros a mais que o recorde mundial anterior).

Atletas Modalidades Provas Resultado Classificação
Nelson Prudêncio Atletismo Salto triplo - Masculino

17,27m

2º Lugar
Servílio de Oliveira Boxe Peso-Mosca - 51Kg

Oitavas de final: Servilio de Oliveira 3 x 2 Engin Yadigar (Turquia).

Quartas de final: Servilio de Oliveira 5 x 0 Joseph Destimo (Gana).

Semifinal: Ricardo Delgado (México) 5 x 0 Servilio de Oliveira.

3º Lugar
Reinaldo Conrad Burkhard Cordes Vela Flying Dutchman

48.4 pontos perdidos

3º Lugar