Carregando...

Buenos Aires 2006

09/11 a 19/11
|
Jogos Sul-Americanos

Participação do Brasil

Atletas: 420
Medalhas: 302 (96 ouros, 105 pratas e 101 bronzes)
Modalidades: 28

A oito meses dos Jogos Pan-americanos Rio 2007, o COB tinha como meta o aprimoramento de atletas já classificados e a lapidação de novos valores com potencial para se qualificarem para o maior evento multiesportivo das Américas. Mesmo com parte da delegação de 420 atletas composta por juvenis, o Brasil ficou em primeiro no somatório geral, com 302 medalhas (96 de ouro, 105 de prata e 101 de bronze), e a quarta colocação no quadro geral, definido pelo número de ouros conquistados.

O programa da competição tinha 29 modalidades esportivas e o Brasil não esteve presente somente no torneio de bocha. 

Formada por jovens promessas dos tatames, a equipe de judô brasileira foi a maior vencedora na competição sul-americana, com um total de 16 medalhas, sendo sete de ouro, quatro de prata e cinco de bronze.

Na ginástica artística, a estratégia de usar novatos também se mostrou muito bem-sucedida. No feminino, o maior destaque foi Jade Barbosa, com cinco medalhas de ouro. Entre os rapazes, o grande vitorioso foi o carioca Victor Rosa, com três ouros. Composta por atletas de até 23 anos de idade, a equipe brasileira de atletismo ganhou 36 medalhas na Argentina (dez de ouro, 13 de prata e 13 de bronze).

Mas a participação brasileira em solo portenho não se restringiu às conquistas de atletas ainda em processo de formação. No taekwondo, por exemplo, a paranaense Natália Falavigna, campeã mundial em 2005, confirmou seu favoritismo e ganhou o título na categoria até 72-kg. No tiro com arco, Leonardo Carvalho fez jus à posição de principal arqueiro do país - cinco ouros e duas pratas. 

A natação brasileira acumulou 44 medalhas, sendo dez de ouro, 18 de prata e 16 de bronze.

Nas provas de natação em águas abertas, disputadas em percursos de 5km e 10km, houve pleno domínio brasileiro: a baiana Ana Marcela Cunha, então com 14 anos, e seu conterrâneo Allan do Carmo tiveram 100% de aproveitamento, vencendo as provas nas duas distâncias estabelecidas.