Carregando...

Barcelona 1992

25/07 a 09/08
|
Jogos Olímpicos de Verão
  • 169 Países
  • 34 Modalidades
  • 257 Provas
  • 9356 Atletas

25 modalidades (atletismo, basquete, boxe, canoagem, ciclismo estrada, esgrima, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, hipismo CCE, hipismo saltos, judô, levantamento de peso, luta, natação, nado sincronizado, remo, saltos ornamentais, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, vela e vôlei).

Porta-bandeira na Cerimônia de Abertura: Aurélio Miguel (judô)

Os atletas brasileiros trouxeram três medalhas dos Jogos Olímpicos Barcelona 1992: duas de ouro - no judô e no vôlei masculino - e uma de prata na natação. O judoca Rogério Sampaio Cardoso conquistou o ouro na categoria peso meio-leve.

No vôlei, após uma campanha memorável, a equipe masculina disputou o primeiro lugar com a Holanda. Foi o primeiro ouro em esportes coletivos. A base do time era composta por Tande, Carlão, Giovane, Marcelo Negrão, Maurício e Paulão. A seleção feminina ficou em quarto lugar.

O nadador Gustavo Borges, em uma brilhante atuação, conseguiu o segundo lugar na final dos 100m livre e ganhou a prata. No basquete, a equipe feminina, que contava com Paula e Hortência, participou dos Jogos Olímpicos pela primeira vez e ficou em sétimo lugar. No masculino, o time se classificou em quinto.

O hóquei sobre patins participou como esporte de demonstração e a equipe brasileira chegou na quinta posição. No atletismo, Róbson Caetano chegou em quarto nos 200m rasos e José Luiz Barbosa, o Zequinha Barbosa, conseguiu a mesma colocação nos 800m. No revezamento 4x400m, Ediélson Rocha Tenório, Sérgio Mathias F. Menezes, Eronilde Araújo e Sidney Telles de Souza também ficaram em quarto.

Jogos Olímpicos pela primeira vez na Espanha

A grande sensação dos Jogos Olímpicos de Barcelona foi a seleção de basquete norte-americana. Astros como Michael Jordan, Magic Johnson e Larry Bird formaram a equipe que ficou conhecida como Dream Team. O ginasta bielo-russo Vitaly Scherbo, que competiu como integrante da Comunidade dos Estados Independentes (CEI), conquistou seis medalhas de ouro, incluindo o recorde de quatro em um dia. Derartu Tulu, da Etiópia, venceu os 10.000m e tornou-se a primeira mulher africana negra campeã Olímpica. O Brasil conseguiu seu primeiro ouro em esportes coletivos com a seleção masculina de vôlei e conquistou mais duas medalhas: uma de ouro no judô, outra de prata na natação.

Modalidades Provas Resultado Classificação
Judô Meio-leve - 65Kg

Primeira rodada: Rogério Sampaio vence Augusto Almeida (Portugal)

Oitavas de final: Rogério Sampaio vence Sang-Moon Kim (Co

1º Lugar
Vôlei Masculino

Campanha: 8 vitórias e nenhuma derrota

Primeira fase: Brasil 3x0 Coréia do Sul

Brasil 3x1 CEI

Brasil 3x

1º Lugar
Natação 100m livre - Masculino

49s49

2º Lugar
Outras participações nos Jogos Olímpicos de Verão Todas participações
Patrocinadores Olímpicos Mundiais
Patrocinadores Oficiais
Apoiadores Oficiais
Parceiros Oficiais
Fornecedores Oficiais