Carregando...

Antuérpia 1920

20/04 a 12/09
|
Jogos Olímpicos de Verão
  • 29 Países
  • 29 Modalidades
  • 156 Provas
  • 2622 Atletas

Participação do Brasil
Atletas: 21
Modalidades: 5  (natação, polo aquático, remo, saltos ornamentais e tiro esportivo)
Medalhas: 3 (1 ouro, 1 prata e 1 bronze) 
Porta-bandeira na Cerimônia de Abertura: Guilherme Paraense (tiro esportivo)

Foi a estreia no Brasil em Jogos Olímpicos.  A missão verde-amarela enfrentou uma viagem de quase um mês a bordo do navio Curvello, cedido pelo Governo Federal. 

Guilherme Paraense, tenente do Exército, foi o responsável pela conquista do primeiro ouro olímpico da história do Brasil, no tiro rápido (25m) individual. Afrânio Antônio da Costa, que tinha fama de bom atirador, conseguiu a prata na pistola livre (50m) individual. Na mesma prova, só que por equipes, os dois ganharam o bronze junto com Sebastião Wolf, Fernando Soledade e Dario Barbosa.

Durante os Jogos, os atletas brasileiros demonstraram grande versatilidade. Orlando Amêndola e João Jório, por exemplo, disputaram provas em três modalidades: natação, remo e polo aquático. Outros três nadadores expandiram suas habilidades para além da natação: Abrahão Saliture (remo), Adhemar Ferreira Serpa e Angelo Gammaro (polo aquático). Embora fosse verão na Europa, o frio era intenso e a temperatura da água da piscina registrava três graus no dia da primeira competição.

Jogos Olímpicos pela primeira vez na Bélgica

Após oito anos sem competição, em razão da Primeira Guerra Mundial, o mundo voltou a celebrar o esporte nos Jogos Olímpicos. Foi nessa edição que a bandeira Olímpica - com os cinco anéis representando a união dos cinco continentes - foi apresentada. Também foi a primeira vez em que um atleta prestou o Juramento Olímpico.

O italiano Nedo Nadi ganhou medalhas de ouro em cinco provas de esgrima: três nas individuais (espada, florete e sabre) e duas por equipes. A norte-americana Ethelda Bleibtrey ficou em primeiro lugar nas três competições femininas de natação (100m, 300m e 4x100m nado livre) e quebrou cinco recordes mundiais, nas cinco vezes em que entrou na piscina. 



Atletas Modalidades Provas Resultado Classificação
Guilherme Paraense Tiro esportivo Tiro rápido individual

Pontuação: 274

1º Lugar
Afrânio Costa Tiro esportivo Pistola livre individual

Pontuação: 489

2º Lugar
Afrânio Costa Guilherme Paraense Sebastião Wolf Dario Barbosa Fernando Soledade Tiro esportivo Pistola livre equipe

Pontuação: 2.264

3º Lugar