Carregando...

Amsterdã 1928

17/05 a 12/08
|
Jogos Olímpicos de Verão
  • 46 Países
  • 20 Modalidades
  • 109 Provas
  • 2883 Atletas

O Brasil não participou da edição dos Jogos Olímpicos Amsterdã 1928. A crise econômica que o país atravessava impediu que houvesse recursos suficientes para enviar uma delegação.

Pela primeira vez após o início dos Jogos da Era Moderna, foi acesa a tocha nas ruínas de Olímpia, na Grécia (onde aconteciam os Jogos da Antiguidade), e a chama foi transportada até a Holanda.

Jogos Olímpicos pela primeira vez na Holanda

A edição de 1928 marcou a estreia de um dos maiores símbolos dos Jogos: a chama Olímpica. Atletas de 28 países ganharam medalhas, um recorde que durou 40 anos. O número de mulheres na competição mais do que dobrou em relação à edição anterior, sendo que elas participaram pela primeira vez das provas de atletismo e ginástica artística. Pela primeira vez, também, atletas asiáticos conquistaram medalhas de ouro.

Um fato curioso dessa edição foi a atitude do australiano Henry Pearce que, durante a disputa das quartas de final do remo, fez uma pausa para que uma família de patos atravessasse a raia. Pearce não é lembrado somente pela nobreza do seu gesto: ele venceu a prova e, mais tarde, conquistou a medalha de ouro. O time da Índia foi o campeão no hóquei sobre grama. Desta vez, o Brasil não participou dos Jogos.

Outras participações nos Jogos Olímpicos de Verão Todas participações
Patrocinadores Olímpicos Mundiais
Patrocinadores Oficiais
Apoiadores Oficiais
Parceiros Oficiais
Fornecedores Oficiais