O Brasil não participou da edição dos Jogos Olímpicos Amsterdã 1928. A crise econômica que o país atravessava impediu que houvesse recursos suficientes para enviar uma delegação.
Pela primeira vez após o início dos Jogos da Era Moderna, foi acesa a tocha nas ruínas de Olímpia, na Grécia (onde aconteciam os Jogos da Antiguidade), e a chama foi transportada até a Holanda.
Jogos Olímpicos pela primeira vez na Holanda
A edição de 1928 marcou a estreia de um dos maiores símbolos dos Jogos: a chama Olímpica. Atletas de 28 países ganharam medalhas, um recorde que durou 40 anos. O número de mulheres na competição mais do que dobrou em relação à edição anterior, sendo que elas participaram pela primeira vez das provas de atletismo e ginástica artística. Pela primeira vez, também, atletas asiáticos conquistaram medalhas de ouro.
Um fato curioso dessa edição foi a atitude do australiano Henry Pearce que, durante a disputa das quartas de final do remo, fez uma pausa para que uma família de patos atravessasse a raia. Pearce não é lembrado somente pela nobreza do seu gesto: ele venceu a prova e, mais tarde, conquistou a medalha de ouro. O time da Índia foi o campeão no hóquei sobre grama. Desta vez, o Brasil não participou dos Jogos.