Carregando...

Albertville 1992

08/02 a 23/02
|
Jogos Olímpicos de Inverno

Meses antes de a Seleção Brasileira masculina de vôlei conquistar o primeiro ouro olímpico do país em esportes coletivos, nos Jogos Olímpicos de Verão de Barcelona, começava a história do Brasil em Jogos de Inverno. Pela última vez, os Jogos Olímpicos de Verão e Inverno foram disputados no mesmo ano. Sete atletas - seis homens e uma mulher -, todos no esqui alpino, formaram a Delegação Brasileira em Albertville, na França, em 1992, mostrando que o espírito olímpico faz parte da cultura esportiva brasileira. Mesmo sem tradição em competições de inverno, devido às suas condições climáticas, o país levou atletas motivados muito mais pelo prazer e pela honra de competir do que de vencer.

Na Delegação, havia ainda um chefe, Domingos Giobbi, três técnicos e quatro funcionários administrativos. Cada um dos integrantes pagou parte das despesas do próprio bolso. A outra parte foi coberta pelo programa Solidariedade Olímpica, do Comitê Olímpico Internacional, que fornece recursos para que países possam incentivar o crescimento de modalidades ainda incipientes em seu universo esportivo nacional. Na época, o COB carecia de recursos para os Jogos de Inverno.

Curiosamente, a melhor colocação do país no evento coube a um atleta nascido no Brasil e criado na Alemanha a partir dos cinco meses de vida: Christian Lothar Munder obteve a 41ª posição no downhill, uma das quatro provas que disputou. A esperança da Delegação, Flávio Igel, que havia participado de quatro campeonatos mundiais de slalom gigante, acabou não disputando a prova. Três brasileiros participaram. Hans Egger abandonou a competição, Sérgio Schuler chegou em 64o e Marcelo Apovian, em 73o.

Única mulher na equipe verde e amarela, Evelyn Schuler esteve em duas provas: no slalom gigante foi a 40ª entre 44 competidoras; no slalom supergigante, a 46ª entre 48 esquiadoras. O Brasil só voltaria a ter mulheres em Jogos de Inverno em Salt Lake City 2002, onde Mirella Arnhold e Franziska Becskehazy competiram no slalom gigante e no esqui cross country, respectivamente.

Os Jogos Olímpicos de Inverno de Albertville tiveram a participação de 1.801 atletas de 64 países. No programa, seis esportes estavam incluídos: biatlo, bobsled, esqui, luge, hóquei e patinação no gelo. As mudanças geopolíticas no Leste Europeu levaram alguns países a participarem dos Jogos pela primeira vez ou voltarem à competição após anos afastados. Foi o caso da Alemanha reunificada, da Estônia e da Letônia, que desde 1936 não participavam de uma edição, e da Lituânia, que voltou aos Jogos depois de 64 anos de afastamento. As demais ex-repúblicas soviéticas estiveram juntas como a Comunidade dos Estados Independentes (CEI). Já Croácia e Eslovênia integraram o grupo de participantes pela primeira vez.

Outras participações nos Jogos Olímpicos de Inverno Todas participações
Patrocinadores Olímpicos Mundiais
Patrocinadores Oficiais
Apoiadores Oficiais
Parceiros Oficiais
Fornecedores Oficiais