Carregando...
Adhemar Ferreira da Silva

Adhemar Ferreira da Silva

Atletismo

MEDALHAS OLÍMPICAS
FICHA TÉCNICA

Nome completo: Adhemar Ferreira da Silva
Data de nascimento: 29/09/1927
Local de nascimento: São Paulo, SP

Um dos maiores nomes da história do esporte brasileiro, Adhemar Ferreira da Silva disputou quatro edições dos Jogos Olímpicos, entre Londres 1948 e Roma 1960. Ele conquistou a medalha de ouro em Helsinque 1952 e Melbourne 1956 e se tornou o primeiro bicampeão olímpico do Brasil. Ao longo de sua carreira, Adhemar também quebrou cinco vezes o recorde mundial do salto triplo e foi tricampeão dos Jogos Pan-americanos. 

Além dos resultados expressivos, o brasileiro criou uma comemoração que se tornou tradicional nos Jogos. Em Helsinque 1952, ao celebrar o ouro, deu a primeira volta olímpica da história em um estádio.

Adhemar começou no esporte por acaso, aos 18 anos. Competiu pelo São Paulo e pelo Vasco, sempre treinado por Dietrich Gerner. Formado em Direito, Belas Artes, Relações Públicas e Educação Física, falava vários idiomas, foi adido cultural do Brasil na Nigéria e colunista do jornal Última Hora. Também participou do filme Orfeu Negro, vencedor da Palma de Ouro em Cannes e do Oscar de filme estrangeiro, em 1959. Adhemar faleceu em 2001.


Participações em Jogos Olímpicos

Salto triplo - Masculino
Salto triplo - Masculino
Salto triplo - Masculino
14º
Salto triplo - Masculino

Galeria de fotos