Carregando...

Educação e Prevenção ao Doping

Compartilhe

O papel do Comitê Olímpico do Brasil em relação ao doping é o de orientar e educar os atletas a se prevenirem a essa prática. Nesse sentido, a entidade implementou a área de Educação e Prevenção ao Doping, liderada pelo gerente Christian Trajano, médico e ex-diretor técnico da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). Com a elaboração e aplicação do Programa de Educação e Prevenção ao Doping no esporte olímpico brasileiro, o COB apoia as ações da Agência Mundial Antidopagem (WADA) e da ABCD.

Entre os propósitos da área está a integração das ações de educação e prevenção de doping aos cursos de formação de treinadores do Instituto Olímpico Brasileiro, o braço de educação do COB, bem como ao Transforma, programa de promoção dos Valores Olímpicos do COB, para fazer a educação antidopagem chegar às gerações mais jovens. A proteção do espírito e dos valores olímpicos é a mola propulsora desta iniciativa do COB, e se alinha aos valores da entidade: meritocracia, transparência e austeridade.

Está prevista a criação de um aplicativo para mobile learning, uma plataforma de ensino à distância (EAD), além de ações presenciais no Centro de Treinamento Time Brasil, no Parque Aquático Maria Lenk, com palestras e seminários de educação para os integrantes das missões organizadas pelo COB.

No Brasil, a entidade que determina e realiza os testes de controle de dopagem, além de gerir os resultados de uma análise positiva e o encaminhamento para julgamento na Justiça Antidopagem, é a ABCD. O COB realiza um trabalho de alerta aos nossos atletas olímpicos sobre os perigos da utilização de substâncias proibidas. Com o aumento da preocupação em relação a esse tema nos últimos anos, o Comitê Olímpico do Brasil buscou desenvolver mecanismos para aumentar o conhecimento dos atletas.

Quer entrar em contato com a área de Educação e Prevenção ao Doping?
E-mail: antidoping@cob.org.br
Tels.: 3433-5901 ou 3433-5902

CLIQUE e confira os documentos do COB sobre o assunto.
Ou acesse o site da WADA e veja o Código Mundial Antidopagem 

Sites olímpicos e paraolímpicos
Patrocinadores Olímpicos Mundiais
Patrocinadores Oficiais
Apoiadores Oficiais
Parceiros Oficiais