Carregando...

O Programa

Compartilhe


Conceito

Programa do Comitê Olímpico do Brasil de promoção dos Valores Olímpicos, que contribui para a formação integral do ser humano.

Objetivos

  • Levar a temática olímpica para o ambiente escolar, proporcionando a interação entre todas as disciplinas, com ênfase nos Valores Olímpicos
  • Proporcionar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, em consonância com a Base Nacional Comum (BNCC).

Contexto

O conceito do Programa remete à ideia de transformação no sentido de mudança de atitudes, tanto no nível pessoal como no coletivo.

O Transforma, ao estimular a reflexão e a ação de toda a comunidade escolar, visa influenciar positiva e duradouramente o clima e os resultados escolares. 

Inspirado nos ideais Olímpicos e adaptado à realidade brasileira, o Transforma oferece informação e apoio para que as escolas criem novas maneiras de ensinar Valores e desenvolvam habilidades socioemocionais importantes para a educação integral.

O Comitê Olímpico do Brasil acredita que vivenciar Valores Olímpicos estimula novos comportamentos, dentro e fora das escolas.


* * * * * * * * * * * * * 

NOSSA INSPIRAÇÃO

Os Jogos Olímpicos são fruto da obstinação de Pierre de Coubertin: pedagogo e desportista francês, conhecido como o pai do Olimpismo Moderno. Ele acreditava que o esporte não podia ser um privilégio da elite e defendia que a educação também passava pelo corpo e, por isso, deveria ser um direito de todos. 

Com a proposta de reformar o sistema educacional do seu país, Coubertin começou suas pesquisas e um acontecimento, em especial, o deixou muito impressionado: as descobertas arqueológicas da cidade de Olímpia. Era lá que aconteciam os Jogos Olímpicos da Antiguidade. 

Com o aprofundamento dos seus estudos sobre os Jogos da Antiguidade, o desejo de reformar o sistema de educação da França se transformou em um sonho ainda maior: recriar os Jogos Olímpicos.

Olimpismo

O propósito do Olimpismo é a construção de um mundo melhor, livre de discriminação. Mais do que uma filosofia esportiva, o Olimpismo é uma filosofia de vida que coloca o esporte a serviço da humanidade, alia o esporte à educação e busca criar um estilo de vida baseado:

  • na alegria do esforço;
  • no valor educacional do bom exemplo e
  • no respeito pelos princípios éticos universais.

Praticar o Olimpismo é incorporar os valores positivos do esporte na nossa vida.

Valores Olímpicos

Com o esporte, aprendemos diversos valores, mas existem três que o Movimento Olímpico destaca: Amizade, Excelência e Respeito. 

O vídeo abaixo mostra os Valores Olímpicos: 

  • a excelência, cada um dando o seu melhor, buscando superar os seus desafios. 
  • o respeito pelo adversário, pelas regras. 
  • a amizade, o espírito de equipe, a solidariedade.

Promover os Valores Olímpicos é uma das missões do COB. Trabalhamos todos os dias pelo esporte olímpico brasileiro e para divulgar a filosofia do Olimpismo!

Convidamos você a escrever novas histórias com a gente! 

Patrocinadores Olímpicos Mundiais
Patrocinadores Oficiais
Apoiadores Oficiais
Parceiros Oficiais
Fornecedores Oficiais