Carregando...

Transforma

O Transforma é o programa do Comitê Olímpico do Brasil de promoção dos Valores Olímpicos que contribui para a formação integral do ser humano.

Como um programa de Educação Olímpica, atua em parceria com escolas, capacitando professores de TODAS AS DISCIPLINAS, e realizando ações para professores e alunos.

Transforma

Objetivos do Transforma

1
Fortalecimento da cultura esportiva nacional.
2
Inserção da temática olímpica no ambiente escolar, em todas as disciplinas.
3
Desenvolvimento de habilidades socioemocionais em consonância com a Base Nacional Comum Curricular - BNCC.

O que nos motiva?

Os ideais olímpicos

Inspirado nesses ideais e adaptado à realidade brasileira, o Transforma oferece informação e apoio para que as escolas criem novas maneiras de ensinar valores e estimular novos comportamentos, que servem de exemplo multiplicável dentro e fora das escolas.

Quais são os Valores Olímpicos?

Promover os Valores Olímpicos é uma das missões do COB

Amizade

Está no coração do Movimento Olímpico. O esporte é uma ferramenta para o entendimento mútuo entre as pessoas de todo o mundo!

Excelência

Dar o melhor de si, no esporte ou em todos os aspectos da vida. O importante é dar o nosso melhor em tudo que fizermos.

Respeito

Respeito por si próprio, pelas regras, pelo corpo, esporte e meio ambiente.

Cursos

Embarque com a gente nessa jornada olímpica e amplie seus conhecimentos. Todos os cursos são online, gratuitos e com certificado. Podem ser feitos pelo celular, computador e tablet.


Público-alvo:

Coordenadores pedagógicos e professores de todas as disciplinas e de todos os segmentos escolares


Público-alvo:

Integrantes e entusiastas do Movimento Olímpico

Ações Transforma

As ações acontecem de várias formas: em escolas, ONGs, projetos sociais, na sede do COB e nos eventos que o COB já realiza.

Mensalmente, o COB abre suas portas à comunidade escolar. Atividades culturais, educativas, esportivas e visita à biblioteca da entidade.

Em parceria com as escolas ou comunidades integrantes do programa, são realizadas atividades, como palestras, apresentação teatral e clínicas de experimentação esportiva, para alunos e professores.

Palestras voltadas para educadores com conteúdos complementares aos cursos do Programa.

Apresentação da metodologia pedagógica e convite para adesão ao programa. 

Alcance do Transforma

De 2018 até os dias atuais, o Transforma atingiu:

10.000

Professores

33.000

Crianças e jovens

Atuação

Até março de 2021, estes foram os locais por onde o Transforma passou:

Rio de Janeiro

São Paulo

Paraná

Sergipe

Tocantins

Santa Catarina

Rio Grande do Norte

FAQ - Perguntas Frequentes

O Movimento Olímpico Moderno tem relação estreita com a Educação. Seu criador, o francês Barão de Coubertin, além de desportista, era pedagogo. Coubertin acreditava que o Esporte era direito de toda a sociedade e que o processo educacional passava pela mente e pelo corpo. Convicto disso, iniciou uma série de pesquisas a fim de propor uma reforma no sistema de educação de seu país. De tudo o que viu, as descobertas arqueológicas da cidade de Olímpia fizeram com que se aprofundasse nos ideais olímpicos da Grécia Antiga. Um sonho foi despertado em Coubertin, que criou, em 1894, o Comitê Olímpico Internacional. Dois anos depois, aconteciam os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, em Atenas.

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) acredita que a temática olímpica contribui para o processo educacional. Por meio do Transforma, oferece instrumentos para que o esporte seja argumento, repleto de mensagens consistentes e inspiradoras, em todas as disciplinas escolares.

Por meio de um acordo de cooperação e plano de trabalho, o COB firma parcerias com os órgãos governamentais competentes, ONGs e outras instituições.

Sim, aqueles que concluem o curso Valores Olímpicos para a Vida (VOV) recebem o material complementar em formato digital. Uma publicação que tem como objetivo manter vivos os conhecimentos absorvidos durante o curso e facilitar sua atuação, tornando acessíveis os conteúdos, tanto teóricos como práticos, que o VOV oferece.

Em breve, lançaremos o material complementar do Curso Valores Olímpicos para a Sociedade (VOS).

O trabalho de formação de uma criança e jovem passa por mudanças constantes. Se queremos prepará-los de forma integral para um mundo em constante transformação, cheio de incertezas e complexidades, é preciso incluir as chamadas habilidades socioemocionais. Diversos estudos comprovam a importância dessas habilidades no desenvolvimento dos jovens dentro e fora do ambiente escolar, e sua utilização é cada vez mais presente nas salas de aula em diferentes países, incluindo o Brasil.

Empatia, solidariedade, responsabilidade, senso de sustentabilidade, autonomia, resiliência, protagonismo, criatividade e curiosidade, inteligência emocional, comunicação interpessoal, cooperação e colaboração, senso de pertencimento.

Todas essas habilidades são conceituadas e, em seguida, é apresentada uma gama de atividades, com o intuito de autodesenvolvimento, e, no caso do VOV, incluindo atividades para aplicação com os alunos.

Pierre de Coubertin Pierre de Coubertin
Contato
Mande suas dúvidas e sugestões através do formulário ou pelo WhatsApp do Transforma:
Clique aqui Fale com o Transforma