O Comitê Olímpico do Brasil (COB) é uma organização não governamental, filiada ao Comitê Olímpico Internacional (COI), que trabalha na gestão técnica, administrativa e política do esporte nacional.
As missões do COB são desenvolver e representar com excelência o esporte de alto rendimento do Brasil, trabalhando para a evolução dos resultados esportivos do Time Brasil, para o crescimento da maturidade de gestão do comitê e das Confederações filiadas e para o fortalecimento da imagem do esporte olímpico brasileiro.
É dever do COB, ainda, proteger e promover os valores olímpicos em território nacional.
Fundado em 8 de junho de 1914, o COB já levou o Brasil à conquista de 150 medalhas em Jogos Olímpicos (37 de ouro, 42 de prata, 71 de bronze) e 37 medalhas em Jogos Olímpicos da Juventude (11 de ouro, 15 de prata e 11 de bronze).
A principal fonte de recursos do COB para o cumprimento de seus objetivos estratégicos é a Lei Federal 13.756/2018, que destina um percentual da arrecadação das Loterias Federais para o esporte. Esses recursos são geridos respeitando os preceitos de administração pública e transparência, tendo seu uso auditado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela Controladoria Geral da União (CGU).
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *