Carregando...

O que é o programa?

O Programa Esporte Seguro (PES) visa tornar o esporte um lugar seguro para todas e todos, contribuir para uma cultura de prevenção, reconhecimento, enfrentamento e adoção de boas práticas no ambiente esportivo, conforme a legislação vigente. 

Quando se fala em prevenção e enfrentamento, não há que se medir esforços! A implementação de princípios gerais de segurança, bem como a busca por prover um ambiente seguro, acolhedor e respeitador, é essencial. Para o COB, proteger tanto atletas quanto todos os envolvidos com o esporte deve ser uma missão constante.

O esporte é parte da sociedade

O esporte é reconhecido por sua importante contribuição à saúde e ao bem-estar dos participantes. Nesse ambiente fazemos amigos, nos divertimos, superamos dificuldades, desenvolvemos novas habilidades, comemoramos conquistas e aprendemos valores para a vida: respeito às regras do jogo, trabalho em equipe, disciplina, consciência das limitações, ganhar e perder.

O esporte faz parte da sociedade, por isso, está sujeito a aspectos positivos e negativos, sendo um deles a violência. Para enfrentar essa realidade, o COB criou o Programa Esporte Seguro (PES), com políticas de enfrentamento, ações educacionais e debates direcionados para a comunidade esportiva e um canal de denúncia.

A Segurança no Esporte é um compromisso do COB!

Dados Importantes

O PES trata de temas como violência física e psicológica, assédio moral, violência de gênero, negligência ou omissão, assédio sexual, abuso sexual, doping e manipulação de competições.

  • 46,7% de mulheres brasileiras afirmam ter sofrido alguma forma de assédio sexual em 20221

  • No último ano, o índice de homicídios de pessoas negras cresceu 7,5%, enquanto o de pessoas brancas caiu 26,5%3

  • 1 em cada 3 mulheres já vivenciou violência física e/ou sexual em sua vida2

  • 2,4 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos trabalham no Brasil, e 66,2% dessas crianças são negras4

  • 1 em cada 6 homens já vivenciou agressão e/ou abuso sexual em sua vida2

  • O analfabetismo entre negros no Brasil é duas vezes maior do que entre brancos5

1Fórum Brasileiro de Segurança Pública (2023); 2Comitê Olímpico Internacional (2019); 3Fórum Brasileiro de Segurança Pública (2022); 4Ipea (2018); 5Senac (2017).

Programa de Educação

O melhor caminho para a prevenção é o conhecimento. Por meio da educação vamos compartilhar e debater com toda a comunidade esportiva temas essenciais para garantir a segurança no esporte.

Esporte Antirracista: Todo Mundo Sai Ganhando

Abuso e Assédio Fora de Jogo – para Jovens

Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte – para Adultos

Educação e Prevenção ao Doping

Manipulação de Competições

Conduta Ética na Prática

Canal de ouvidoria e ética

Você sabe a qual canal recorrer se tiver alguma preocupação ou denúncias?

Se você é integrante do Time Brasil, em competições nacionais e internacionais, colaborador(a) ou membro dos poderes do COB, prestador(a) de serviços e voluntário(a), o COB coloca à sua disposição os seguintes canais:

Canal de ouvidoria e ética

Quais informações devo incluir na denúncia?

  • Quando ocorreu o fato?
  • Onde ocorreu o fato?
  • Como ocorreu o fato?
  • Quem estava envolvido?

Faça o registro de seu relato, descrevendo os detalhes do fato ocorrido, podendo ou não se identificar. Este é um canal independente, disponível 24 horas por dia. É administrado por uma empresa terceirizada que garante sigilo e confidencialidade. Os atendimentos são realizados por profissionais capacitados em receber os relatos e dar encaminhamento aos casos.

Demais canais públicos

Se você teme por sua segurança imediata ou a de outra pessoa e sua organização esportiva não possui um canal de denúncia, ou se você se sente mais confortável para fazer sua denúncia por outros meios, sugerimos que procure ajuda e relate suas preocupações nos seguintes canais:

Nacional:

DISQUE
100

Disque Direitos Humanos

LIGUE
180

Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência

Por região ou bairro:


  • - Conselho Tutelar
  • - Delegacia de Polícia
  • - Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA)
  • - Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM)
  • - Disque Denúncia
  • - Ministério Público
  • - Vara da Infância e da Juventude
Prêmio Neide Castanha

Prêmio Neide Castanha

Um dos grandes resultados já conquistados pelo PES foi o Prêmio Neide Castanha, em 2021, que reconhece a contribuição de instituições e pessoas no enfrentamento à violência, ao assédio e ao abuso de crianças e adolescentes. Essa conquista reforçou a vontade de seguir promovendo com outras organizações um ambiente saudável para todas e todos.

Chancelas e entidades parceiras

Quando agimos em parceria em prol do um bem comum, todos ganham!

Para isso, o PES conta com chancelas e entidades que apoiam as ações realizadas a favor de um esporte mais seguro.

  • Comitê Olímpico Internacional
  • Comitê Olímpico Internacional
  • Comitê Olímpico Internacional

Esporte Seguro

Para organizações

O Programa Esporte Seguro para Organizações existe para dar suporte e subsídio a todas as organizações esportivas ou às que se relacionam com o esporte, com a missão de implementar ações efetivas e criar campanhas educativas sobre temas essenciais para a criação de uma cultura de segurança. Por meio do PESORG, o COB compartilha, de forma gratuita, conhecimento, informações, materiais de divulgação, além de oferecer treinamentos, cursos, e incentivar a criação de canais de denúncia.

Programa Esporte Seguro para Organizações

Faça parte!

Envie um ofício, demonstrando o interesse em seguir junto com o COB na missão de manter o Esporte Seguro. O Ofício deverá ser enviado para a Presidência do COB (presidencia.cob@cob.org.br), com cópia para o Instituto Olímpico Brasileiro (iob@cob.org.br).

Organizações Esporte Seguro

CBC
CBRugby
Reação
Federação de Baleado da Bahia
CBE
Chutebol
ABEE
CBDG
Itajaí
Insel