Carregando...

Programa Esporte Seguro


O que é o programa?

O Programa Esporte Seguro (PES) visa tornar o esporte um lugar seguro para todas e todos, contribuir para uma cultura de prevenção, reconhecimento, enfrentamento e adoção de boas práticas no ambiente esportivo, conforme a legislação vigente. 

Quando se fala em prevenção e enfrentamento, não há que se medir esforços! A implementação de princípios gerais de segurança, bem como a busca por prover um ambiente seguro, acolhedor e respeitador, é essencial. Para o COB, proteger tanto atletas quanto todos os envolvidos com o esporte deve ser uma missão constante.

O esporte é parte da sociedade

O esporte é reconhecido por sua importante contribuição à saúde e ao bem-estar dos participantes. Nesse ambiente fazemos amigos, nos divertimos, superamos dificuldades, desenvolvemos novas habilidades, comemoramos conquistas e aprendemos valores para a vida: respeito às regras do jogo, trabalho em equipe, disciplina, consciência das limitações, ganhar e perder.

O esporte faz parte da sociedade, por isso, está sujeito a aspectos positivos e negativos, sendo um deles a violência. Para enfrentar essa realidade, o COB criou o Programa Esporte Seguro (PES), com políticas de enfrentamento, ações educacionais e debates direcionados para a comunidade esportiva e um canal de denúncia.

A Segurança no Esporte é um compromisso do COB!

Programa de Educação

O melhor caminho para a prevenção é o conhecimento. Por meio da educação vamos compartilhar e debater com toda a comunidade esportiva temas essenciais para garantir a segurança no esporte.

Esporte Antirracista: Todo Mundo Sai Ganhando

Abuso e Assédio Fora de Jogo – para Jovens

Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte – para Adultos

Educação e Prevenção ao Doping

Manipulação de Competições


Como um dos grandes resultados já conquistados dessa jornada, o COB ganhou o Prêmio Neide Castanha, pelo trabalho realizado. Essa conquista nos encheu de orgulho e reforçou a vontade de promover junto a outras organizações o compromisso de garantir um ambiente saudável, seguindo juntos na missão de tornar e manter o Esporte Seguro.

Canal de Ética

Você sabe a qual canal recorrer se tiver alguma preocupação ou denúncias?

Se você é integrante do Time Brasil, em competições nacionais e internacionais, colaborador(a) ou membro dos poderes do COB, prestador(a) de serviços e voluntário(a), o COB coloca à sua disposição os seguintes canais:

Canal de Ética

Quais informações devo incluir na denúncia?

  • Quando ocorreu o fato?
  • Onde ocorreu o fato?
  • Como ocorreu o fato?
  • Quem estava envolvido?

Faça o registro de seu relato, descrevendo os detalhes do fato ocorrido, podendo ou não se identificar. Este é um canal independente, disponível 24 horas por dia. É administrado por uma empresa terceirizada que garante sigilo e confidencialidade. Os atendimentos são realizados por profissionais capacitados em receber os relatos e dar encaminhamento aos casos.

Demais canais públicos

Se você teme por sua segurança imediata ou a de outra pessoa e sua organização esportiva não possui um canal de denúncia, ou se você se sente mais confortável para fazer sua denúncia por outros meios, sugerimos que procure ajuda e relate suas preocupações nos seguintes canais:

Nacional:

DISQUE
100

Disque Direitos Humanos

LIGUE
180

Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência

Por região ou bairro:


- Conselho Tutelar

- Delegacia de Polícia

- Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA)

- Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM)

- Disque Denúncia

- Ministério Público

- Vara da Infância e da Juventude


Faça parte!

O COB criou o Programa Esporte Seguro para Organizações (PESORG) para dar suporte e subsídio a todas as organizações esportivas ou àquelas que se relacionam com o esporte, com a missão de implementar ações efetivas e criar campanhas educativas sobre temas essenciais para a criação de uma cultura de segurança. Para isso, o COB por meio do PESORG compartilha, de forma gratuita, conhecimento, informações, materiais de divulgação, além de oferecer treinamentos, cursos, e incentivar a criação de canais de denúncia.