Quando começou a nadar, Tetsuo Okamoto não sonhava com títulos, muito menos com o pódio olímpico. Só queria viajar e conhecer o Brasil. Com o desejo de cruzar as fronteiras da cidade do interior onde vivia, o jovem descendente de japoneses não pensou duas vezes antes de aceitar o convite do ex-nadador Fausto Alonso para integrar a equipe de natação do Yara Clube de Marília. Com muito treino e dedicação, ultrapassou barreiras e entrou para a história ao conquistar a primeira medalha da natação brasileira em Jogos Olímpicos.
Na década de 40, as distâncias eram mais longas e viajar era coisa de quem tinha boas condições financeiras. Para percorrer os 431,1km de distância entre Marília a São Paulo, por exemplo, gastava-se cerca de doze horas de trem.
“Era muito difícil e caro viajar e sabíamos que, se fôssemos competitivos, poderíamos conhecer vários lugares. Começamos treinando para ganhar viagens e fomos crescendo. Assim, participei do campeonato paulista e do brasileiro, além dos regionais”, declarou Tetsuo Okamoto, em entrevista à Revista Nippon nº 29, antes do seu falecimento, em 1º de outubro de 2007.
Natação como terapia
Asmático, Tetsuo começou a praticar natação aos oito anos, por recomendação médica. Ele nadava na ‘Piscina do Japonês’, propriedade do senhor Yamazaki, localizada no bairro Fragata, em Marília.
“Eu tinha uns 15 anos e passei a treinar com esse grupo num bom clube, deixando de lado aquela piscina sem azulejos onde eu havia iniciado”, destacou na mesma entrevista à Nippon, se referindo à fase que se iniciou quando integrou a equipe do Yara Clube de Marília.
Quinto filho do engenheiro agrimensor Sentaro Okamoto e da dona de casa Tsuyoka, Tetsuo, o caçula, nasceu no dia 20 de março de 1932 e sempre foi franzino. O corpo esguio lhe valeu o apelido de “Tachinha”, “porque tinha a cabeça grande e o corpo magrinho”, definia ele. O biotipo aparentemente frágil fazia com que o técnico não forçasse muito os treinos. Assim, Tetsuo e os demais integrantes da equipe treinavam, em média, de 1.000 a 2.000 metros por dia.
Peixes Voadores