Carregando...

Hall da Fama

Compartilhe
O Hall da Fama do Comitê Olímpico do Brasil (COB) foi lançado em grande estilo durante a cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico (PBO) 2018. Os primeiros atletas a deixarem suas marcas eternizadas foram Torben Grael (vela), dono de cinco medalhas olímpicas; a dupla Sandra Pires e Jackie Silva (vôlei de praia), primeiras mulheres brasileiras a ganharem ouro nos Jogos; e Vanderlei Cordeiro de Lima (atletismo), único brasileiro a receber a medalha Pierre de Coubertin, maior honraria do Comitê Olímpico Internacional. A homenagem teve relação direta com o lema da 20ª edição do PBO: “celebrar o passado, inspirar o presente e conquistar o futuro”.



A homenagem anual será feita a personagens que contribuíram de maneira marcante com o esporte olímpico brasileiro, promovendo o Olimpismo e inspirando novas gerações. 

Os homenageados de 2018:

JACKIE SILVA

Nome completo: Jacqueline Louise Cruz Silva
Modalidade: Vôlei de praia
Data de nascimento: 13/02/1962
Local de nascimento: Rio de Janeiro, RJ 
Altura: 1,70m / Peso: 63 kg

Principais conquistas na carreira:

- Ouro nos Jogos Olímpicos Atlanta 1996
- Bronze nos Jogos Pan-americanos San Juan 79 (quadra)
- Bicampeã do Circuito Mundial (95 e 96)
- Campeã mundial em Los Angeles (97)

Assim como tantos atletas, Jacqueline começou a jogar vôlei na quadra. Pela seleção brasileira, subiu ao pódio nos Jogos Pan-americanos San Juan 1979 e disputou os Jogos Olímpicos Moscou 1980 e Los Angeles 1984. Depois, trocou o Brasil pelos Estados Unidos e conheceu o vôlei de praia, tendo a oportunidade de se aprimorar como atleta. Após uma parceria inicial com Isabel, que se dividia entre a quadra e a areia, Jackie formou dupla com Sandra Pires e acabou conquistando a medalha de ouro olímpica em Atlanta 1996, a primeira das mulheres brasileiras na história dos Jogos.


SANDRA PIRES

Nome completo: Sandra Tavares Pires Nascimento
Modalidade: Vôlei de praia
Data de nascimento: 16/06/1973 
Local de nascimento: Rio de Janeiro, RJ
Altura: 1,75m / Peso: 64 kg

Principais conquistas na carreira:

- Ouro nos Jogos Olímpicos Atlanta 1996
Bronze nos Jogos Olímpicos Sidney 2000
- Tricampeã Circuito Mundial (95, 96 e 03)
- Campeã mundial em Los Angeles (97)

Sandra Pires disputou três Jogos Olímpicos na carreira. Em Atlanta 1996, ela e Jacqueline se tornaram as primeiras brasileiras a conquistarem uma medalha de ouro olímpica. Em Sidney 2000, mais um acontecimento que entrou para a história: foi a primeira mulher a carregar a bandeira do Brasil na cerimônia de abertura. De quebra, ainda conseguiu o bronze, ao lado de Adriana Samuel. Em Atenas 2004, atuando com Ana Paula, acabou eliminada nas quartas de final pelas também brasileiras Adriana Behar e Shelda. Em 2014, Sandra entrou para o Hall da Fama do vôlei.