Carregando...

Programa GET

Compartilhe

Lançado em agosto de 2017, pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), o Programa Gestão , Ética e Transparência (GET) foi criado tendo como objetivo o suporte no aprimoramento da GESTÃO das Confederações de esportes do Brasil, com foco na GOVERNANÇA, ÉTICA e TRANSPARÊNCIA.

Através de um trabalho de CONSULTORIA e apoio às entidades no atendimento às exigências legais e às boas práticas de gestão,  o COB buscou atender aos anseios da sociedade e dos parceiros estratégicos, cada vez mais criteriosos e interessados em saber como os recursos estão sendo administrados e aplicados.

+ Veja o Relatório Final do Programa GET 2021

O COB, assumindo seu papel de líder do Movimento Olímpico no Brasil, desenvolveu um modelo de avaliação e desenvolvimento de maturidade organizacional, que considera 6 áreas de conhecimento (Governança, Estratégia, Transparência, Processos Suporte, Compliance e Gestão Esportiva). 

O programa é suportado por uma plataforma online, que conta com  295 perguntas agrupadas em 5 diferentes níveis de maturidade.  Desta forma, foi possível desenvolver Confederações com realidades e características tão diferentes.





Agrupadas em diferentes categorias, conforme valor de receita do ano anterior, as Confederações terão diferentes exigências no Programa:  



Confederações integrantes:



Linha do Tempo:


Resultados:



Os resultados atingidos pelo Programa GET são calculados pelo Índice de Maturidade (IM): 



Iniciativas de Apoio às Confederações

1| PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O Planejamento Estratégico é a principal ferramenta norteadora que uma organização deve possuir para a criação e execução de uma estratégia para alcance de seus objetivos. O Programa GET ofereceu consultoria com especialistas dedicados na criação/revisão dos planejamentos estratégicos de 28 Confederações.

2| PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

Com a entrada em vigor da Portaria 115 e suas novas exigências de transparência, identificou-se a oportunidade de melhoria na divulgação de informações pelas Confederações. Como algumas possuíam um site com uma estrutura que não suportava o armazenamento de todos os documentos e informações necessárias, em 2019 foi criado pelo COB o Portal da Transparência, uma página web (site) para todas as modalidades olímpicas com todos os recursos necessários (acessibilidade e outros), de forma padronizada e de fácil manutenção, garantindo a transparência para a sociedade.

3| OUVIDORIA

Preservando a legalidade, moralidade e impessoalidade, O COB promoveu uma contratação coletiva de empresa de prestação de serviços de Canal de Denúncias para as Confederações. Esse serviço foi implantado no ano de 2019 e sua adesão atual é de 16 Confederações.

4| A BOA GOVERNANÇA NO ESPORTE:

Após o Programa GET e as novas legislações incentivarem a criação de novos poderes e estruturas na Governança das Confederações, o COB entendeu a importância de realizar um trabalho complementar de capacitação destes profissionais para melhor atuarem e contribuírem para essas entidades.   
Em 2019 foram capacitados:  
• 17 Conselhos de Administração 
• 7 Conselhos Fiscais 
• 12 Comissões de Atletas 

Em 2020 foram capacitados, até o momento:  
• 28 Conselhos de Administração  

Este trabalho terá continuidade no ano de 2021.
Nestes encontros foram distribuídas cartilhas educacionais como material de apoio. 

5| WEBINAR DE GESTÃO, ÉTICA E TRANSPARÊNCIA:

O acompanhamento do Programa GET através de Indicadores de Performance, evidencia oportunidades de melhoria no resultado de alguns temas específicos trabalhados no Programa:

2020
Para alavancar estes resultados, no período entre maio e julho de 2020, foram realizadas as Webinars de Gestão, Ética e Transparência, 6 encontros virtuais com a participação de um especialista, que mediou a troca de experiências entre os profissionais das Confederações e debateu e orientou as Confederações sobre como implementar os seguintes temas nas entidades:

- Compliance;
- Relatório Anual de Gestão;
- Gestão de Projetos
- Gestão de Riscos
- Lei Geral de Proteção de Dados
- Comissão de Atletas

Cada webinar teve um público participante, em média, de até 80 profissionais de 25 Confederações.

2021 
Em 2021 o COB deu continuidade na promoção das Webinars de Gestão, Ética e Transparência sobre os temas:

- Educação e Prevenção ao Doping;
- Estrutura de TI e Segurança da Informação;
- Lei Geral de Proteção de Dados;
- Gestão de Cronograma;
- Normas e Legislação de Compras;
- Gestão de Riscos e Controles Internos;
- Gestão de Custos;
- Gestão de Escopo

Em 2021 o público participantes nas webinars GET foi ainda mais expressivo. Participaram, em média, 150 profissionais de 39 Confederações por webinar. Veja o Relatório Final do Programa GET 2021