Carregando...

Tiro Esportivo

Federação Internacional de Tiro Esportivo (ISSF)

A Federação Internacional de Tiro Esportivo - ISSF considera o Atleta no nível Internacional nas seguintes circunstâncias:


Dentro do conjunto geral de Atletas estabelecidos, que são obrigados a cumprir essas Regras Antidoping, os Atletas a seguir serão considerados Atletas de Nível Internacional para fins dessas Regras Antidoping e, portanto, as disposições específicas nestas Regras Antidoping aplicáveis a Atletas de Nível Internacional (no que diz respeito aos Testes, mas também no que diz respeito as Autorizações de Uso Terapêutico - AUT's, informações sobre Whereabouts, gerenciamento de resultados e recursos) devem ser aplicados a esses Atletas:

 • Todos os atletas que possuem um identificação da ISSF e,

• Todos os atletas que se qualificaram ou pretendem competir em um evento ISSF ou em um evento do organizador de eventos importantes.

Portanto, qualquer atleta brasileiro que possua um ID da ISSF ou que tenha se qualificado ou pretenda competir em um ISSF ou um evento importante, como as Olimpíadas, deve obter uma AUT na ISSF.


O artigo 4.4.2.1 das regras da ISSF estabelece ainda que:

4.4.2.1 Quando o Atleta já tiver uma AUT que tenha sido concedida por sua Organização Nacional Antidoping - NADO para a substância ou método em questão, essa AUT não será automaticamente válida para a Competição de nível internacional. No entanto, o atleta pode solicitar a ISSF que reconheça que a AUT (...)

Portanto, uma AUT de nível nacional concedida a um atleta brasileiro pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem - ABCD não é automaticamente válida para o nível internacional. Os atletas devem solicitar a ISSF um reconhecimento da AUT de nível nacional. No entanto, este é um processo bastante rotineiro para evitar problemas.


AUT - Autorização de Uso Terapêutico  da Federação Internacional de Tiro Esportivo (International Shooting Sport Federation - ISSF)

Patrocinadores Olímpicos Mundiais
Patrocinadores Oficiais
Apoiadores Oficiais
Parceiros Oficiais
Fornecedores Oficiais