Jovens atletas compartilham amor ao esporte nos Jogos Lillehammer 2016

Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude aconteceu nesta sexta, na Noruega

Divulgação/COI
12/02/2016 18:08

Com uma Cerimônia de Abertura marcada pela emoção dos jovens atletas, foi iniciada nesta sexta-feira, dia 12, em Lillehammer, na Noruega, a segunda edição dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude. O palco da cerimônia foi a Arena de saltos de esqui Lysgårdsbakkene, mesmo local que sediou a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Lillehammer, em 1994.

O mineiro Marley Linhares, de 16 anos, foi o porta-bandeira da delegação brasileira na cerimônia. Marley teve a honra de levantar nossa bandeira à frente do palco e depois se juntou aos outros nove jovens atletas brasileiros. Marley disputará a competição de monobob, categoria do bobsled onde os atletas conduzem sozinhos o trenó que chega a alcançar 130 km/h em uma pista de gelo.

LEIA TAMBÉM: Revelado em projeto social, Altair Firmino faz estreia olímpica em Lillehammer

Em uma homenagem ao passado olímpico da cidade, mas também homenageando a juventude e o futuro, a pira olímpica foi acesa pela princesa Ingrid Alexandra, da Noruega, repetindo o gesto de 22 anos atrás, do então príncipe-herdeiro Haakon, pai de Ingrid. 

A cerimônia também teve a presença do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, que se dirigiu aos atletas, dizendo que "Estes Jogos serão sobre o seu amor pelo esporte. Eles também serão sobre aprendizagem, partilha e fazer novos amigos. Isto é para o que os Jogos Olímpicos da juventude foram feitos: reunir jovens atletas de todo o mundo para desfrutar da competição e da amizade", ressaltou Bach.

A segunda edição dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude, em Lillehammer, terá duração de 10 dias, com participação de 1.100 atletas, de 71 países.

TAGS: