Conheça o perfil de Marco La Porta

Heitor Vilela/COB
23/03/2018 15:57

Nascido em 22 de maio de 1967, Marco La Porta formou-se em Educação Física pela Escola de Educação Física do Exército. Treinou vários atletas militares e equipes militares de corrida, natação, pentatlo militar, voleibol, orientação e futebol durante os anos 90. Realizou cursos de Pós-Graduação em Treinamento Desportivo e em Fisiologia do Exercício. 

Instrutor da Escola de Educação Física do Exército por dez anos, ministrou aulas de Fisiologia, Treinamento Desportivo e Planejamento do Treinamento. 
Em 2000, ingressou no mundo do triatlo assumindo a recém-criada equipe do Exército. Logo no ano seguinte, alcançou seu primeiro título como técnico da modalidade: o I Campeonato Brasileiro de Triatlo das Forças Armadas, que classificou o Brasil para o Mundial Militar pela primeira vez.

Realizou e palestrou cursos pela Confederação Pan-americana (PATCO) e pela União internacional de Triatlo (ITU) e em 2003 assumiu as funções de Coordenador de Cursos da Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri). Ainda em 2003, concluiu o curso de Mestrado em Ciência da Motricidade Humana.

Prosseguindo nas funções de técnico da equipe do Exército e das Forças Armadas conquistou todos os quatro Campeonatos Brasileiros Militar. Chefiou a equipe do Brasil em todos os mundiais militares desde 2002 e nos campeonatos europeus de 2009 e 2011, sendo campeão nestes dois últimos. Em 2012, como treinador, foi campeão mundial militar. 

Em 2007 desempenhou a função de Coordenador Técnico do triatlo nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro e conquistou seu primeiro título de Campeão Brasileiro de triatlo na Elite Feminina passando desde então a trabalhar no treinamento de atletas de alto rendimento civis.

La Porta exerceu as funções de Chefe de Equipe do triatlo nos Jogos Sul-americanos de Praia Punta Del Este (2009) e nos Jogos Sul-americanos de Medellin (2010).

Em 2009 passou a exercer a função de Diretor Técnico da CBTri, contribuindo para o desenvolvimento do triatlo brasileiro. 

Foi também Chefe da Equipe de triatlo nos Jogos Pan-americanos Toronto 2015 e Olímpicos de Londres 2012 e Rio 2016. 

La Porta participou ainda de cursos de capacitação do Instituto Olímpico Brasileiro, área de Educação do COB, entre eles o Curso Avançado de Gestão Esportiva, que tem duração de 1 ano e meio. 

Em 2017, foi eleito presidente da CBTri, substituindo Carlos Alberto Machado Fróes que presidia a entidade desde 1999.

VEJA TAMBÉM:
Marco La Porta é eleito vice-presidente do COB
Eleições marcam período de mudanças