COB recebe alunos da rede municipal para atividades culturais e esportivas para promoção dos valores olímpicos

Programa Transforma, do COB, apresentou badminton e taekwondo para cerca de 70 crianças nesta quarta-feira, dia 24

Beto Noval/COB
24/10/2018 15:11

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) abriu suas portas, literalmente, para alunos e professores da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. Cerca de 70 crianças, de 6 a 9 anos, das Escolas Municipais Átila Nunes Neto, de Jacarepaguá, e Professor Manoel Maurício, de Cosmos, viveram uma manhã especial nesta quarta-feira, dia 24, entrando em contato com o Movimento Olímpico através de atividades culturais, lúdicas e esportivas realizadas na sede do COB, no Rio de Janeiro. 

A ação, chamada COB de Portas Abertas, foi realizada através de uma parceria entre o Transforma, programa de promoção dos valores olímpicos da entidade, e a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. 

“É uma alegria ver o COB, que é a casa dos atletas brasileiros, cheio de crianças. Essa é uma oportunidade para que elas conheçam um pouco mais sobre os valores olímpicos, que são valores que ficam para a vida toda: respeito, amizade e a busca pela excelência”, afirmou o diretor geral do COB, Rogério Sampaio.  “O esporte é algo apaixonante e pode transformar a vida dessas crianças para melhor. É o que queremos transmitir hoje para elas”, completou Rogério, medalhista de ouro no judô dos Jogos Olímpicos Barcelona 1992.

Os alunos participaram de clínicas de badminton e taekwondo, assistiram a uma apresentação de teatro e participaram de uma oficina de pintura sobre o Movimento Olímpico. Ao final do encontro, antes do lanche, receberam a visita do Ginga, onça-pintada mascote do Time Brasil. “Achei esse dia muito legal e gostei de todas as brincadeiras. Mas eu preferi a luta do que esse da raquete”, disse Igor França da Silva, de 8 anos, da escola Átila Nunes Neto, ainda se confundindo com o nome das modalidades que praticou pela primeira vez na vida.

Para Carolina Araújo, gerente de Cultura e Valores Olímpicos do COB, a entidade também viveu uma manhã especial nesta quarta-feira. “O Transforma tem a missão de promover os Valores Olímpicos, levando a temática olímpica para o ambiente escolar e abordando habilidades sócioemocionais. Hoje, fizemos o caminho inverso, trazendo as escolas para dentro do COB, para que os alunos pudessem aprender sobre lições positivas e benefícios da prática esportiva para suas vidas”, afirmou Carolina. “Nós buscamos unir cultura e educação através do esporte, desta vez badminton e taekwondo, sempre com uma abordagem educativa”, disse Carolina Araújo.

No próximo dia 06 de novembro, o COB repetirá a ação e abrirá mais uma vez suas portas para outras escolas da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.