TRIATLO

O triatlo surgiu em San Diego, nos Estados Unidos, em 1974, em um clube de atletismo que, ao dar férias aos seus atletas, passava planilha de treinamentos para que os atletas “descansassem” um pouco de treinos e competições. Ao voltar das férias, os treinadores faziam testes com seus atletas para saberem se realmente eles tinham cumprido a planilha.

Esses atletas deveriam nadar 500 metros na piscina do clube, pedalar 12km e correr 5km. Os atletas gostaram tanto da “brincadeira” que pediram para os treinadores “repetirem a dose” nas férias seguintes.

Em fevereiro de 1978 foi realizado o 1º Iron Man do Havaí, com participação de 15 atletas, vencido por um motorista de táxi chamado John Haley. O evento deu tão certo que, desde então, anualmente (sempre em outubro), mais de 3.000 atletas tentam superar esse desafio no Havaí.

O triatlo estreou no programa olímpico em Sidney 2000, já no formato atual de 1.500m de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida.

Curiosidades

  • Erradamente, diz-se que o triatlo surgiu no Havaí. Na realidade, foi o Iron Man que começou por lá, com as distâncias de 3.8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida. O triatlo é praticado por mais de 1 milhão de pessoas.
  • A base da modalidade está em milhares de atletas amadores que praticam o esporte para manter a forma ou mesmo como lazer.
  • O triatlo chegou ao Brasil em 1981 e a primeira competição oficial aconteceu em 1983 no Rio de Janeiro.


TAGS: