SALTO COM ESQUI

O Salto com Esqui foi criado na Noruega, em 1808. Considerado o pai do salto com esqui moderno, o norueguês Sondre Norheim foi o primeiro vencedor de uma grande competição da modalidade, com premiação, realizada em 1866, Hoydalsmo, na Noruega.

Antes dos Jogos Sochi 2014, as competições olímpicas de Salto com Esqui eram disputadas apenas pelos homens. Atualmente a modalidade é dividida em três provas: Pista normal individual, Pista longa individual e Pista longa por equipes.

No individual, cada atleta tem direito a dois saltos, cujas notas combinam a distância percorrida e o estilo do saltador. Na competição por equipes, cada time é composto por quatro atletas. As oito melhores equipes, após a primeira série de saltos, avançam na competição.

História olímpica

  • O Salto com Esqui passou a fazer parte do programa olímpico desde a primeira edição, nos Jogos de Inverno Chamonix 1924. A pista normal foi incluída no programa em Innsbruck 1964, e, desde 1988, a disputa por equipes passou a fazer parte da competição.


TAGS: