HÓQUEI SOBRE GRAMA

HISTÓRIA

De acordo com desenhos em baixo-relevo, com a imagem de dois jogadores de hóquei, a versão mais próxima do esporte como o conhecemos hoje surgiu no Egito, por volta de 2000 a.C. O esporte também fez sucesso na Grécia. Em escavações em Atenas foi encontrada a imagem de seis homens com tacos, feita entre 530 e 510 a.C.

A primeira referência na Inglaterra aparece em 1775, com os vitrais das catedrais de Canterbury e de Gloucester. A palavra hóquei apareceu pela primeira vez em 1527, também no país. No começo do século XIX, o esporte passou a ser matéria obrigatória nos colégios ingleses. Já com muitos adeptos nas universidades, em 1852 as primeiras regras foram oficializadas no Reino Unido. Logo surgiu o primeiro clube, em 1851, e cinco anos depois, a Associação Inglesa de Hóquei.

O hóquei estreou nos Jogos Olímpicos de Londres 1908 como esporte de exibição, disputado apenas por homens. Nos Jogos Olímpicos da Antuérpia 1920, voltou ao programa olímpico, novamente como exibição. Apenas oito anos depois, em Amsterdã 1928, a modalidade passou a contar para o quadro oficial de medalhas. Nesta edição, a Índia conquistou a medalha de ouro e a partir de então iniciou sua hegemonia olímpica no esporte.

CURIOSIDADES

- Charles Miller, o “pai” do futebol brasileiro, praticava hóquei sobre grama na Inglaterra. Alguns estudiosos também o apontam como um dos introdutores do esporte no Brasil.

- O hóquei sobre grama chegou ao Brasil no fim do século XIX, com os ingleses que viajavam a trabalho.

- A Índia ganhou mais da metade das medalhas de ouro distribuídas na história dos torneios olímpicos.

- O grande astro da história do hóquei de grama é um indiano com nome de inglês: Balbir Singh. Ele fez parte do grande time da Índia que conquistou as medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres 1948, Helsinque 1952 e Melbourne 1956.

- Em 2012, o Brasil participou pela primeira vez de uma competição da FIH, o Pré-Olímpico de Londres em Kakamigahara, no Japão.

REGRAS

- Os jogos são disputados em um campo de grama ou de material sintético de 91m de comprimento por 55m de largura, com dois tempos de 35 minutos.

- Os jogadores utilizam um bastão, geralmente feito de madeira, que pesa entre 350g e 700g e não pode ultrapassar 5cm de diâmetro.

- A bola, feita de plástico e cortiça, pesa cerca de 160g e tem diâmetro de 3cm.

- As traves do gol medem 3,66m de largura por 2,10m de altura. Em volta delas está demarcada a área - um semicírculo a 14,63m de distância máxima da linha de fundo.

- O gol só é válido se marcado de dentro dessa área, chamada striking circle.

- Os jogadores não podem levantar o bastão acima dos ombros nem mover a bola com as mãos ou pés.



TAGS: