HÓQUEI NO GELO

O hóquei no gelo se originou no Canadá, no começo do século XIX, baseado em vários esportes similares disputados na Europa. A palavra "hóquei" tem origem na antiga palavra francesa "hocquet", que significa "taco". Pelos anos 1860, o disco foi substituído por uma bola e, em 1879, dois estudantes universitários, Robertson e Smith, planejaram as primeiras regras.

Crescimento Internacional

O esporte migrou para os Estados Unidos durante os anos 1890 e há registro de partidas entre as universidades Johns Hopkins e Yale em 1895. O hóquei no gelo se espalhou para a Europa na virada do século XIX e a primeira edição dos Jogos Olímpicos a incluir o hóquei no gelo masculino foram os Jogos de Verão de Antuérpia 1920.

História Olímpica

O hóquei no gelo masculino sempre foi disputado nos Jogos Olímpicos de Inverno e o Canadá dominou as primeiras edições. Entretanto, em 1936, este domínio foi quebrado pelo Reino Unido e, a partir de 1956, a União Soviética permaneceu como a força número um do esporte até a sua dissolução. O hóquei no gelo feminino foi aprovado como esporte Olímpico em 1992 e fez sua estreia em Nagano em 1998. 



TAGS: