GOLFE

HISTÓRIA

As primeiras regras do golfe foram estabelecidas em St Andrews, na Escócia, em 1754. Mas algumas pesquisas mostram que esportes similares eram praticados na Holanda e chegaram às Ilhas Britânicas no Século XV.

Golfe fez parte do programa Olímpico duas vezes: em Paris 1900 e Saint Louis 1904. No primeiro, dois torneios foram disputados, uma para homens, outro para mulheres. No segundo, o feminino foi substituído pelo evento por equipes.

Na 121ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional, em 2009, os membros votaram pelo retorno do golfe ao programa. Portanto, o primeiro campeão Olímpico dos últimos 100 anos será premiado no Rio 2016.

Uma prova de sua globalização desde 1904 é o fato de que pelo menos 30 países, de todos os continentes, deverão ter representantes nos torneios masculino e feminino.

CURIOSIDADES

- Os primeiros torneios femininos foram estabelecidos no final do Século XIX.

- Oficiais escoceses que praticavam golfe nas forças armadas britânicas lideraram a expansão do esporte.

- Atualmente, existem mais de 30.000 cursos de golfe e o esporte é jogado por mais de 60 milhões de homens e mulheres mundo afora.

REGRAS

- A proposta para a disputa do golfe nos Jogos Olímpicos é um circuito de 72 buracos e o atleta que terminar com placar mais baixo leva a medalha de ouro. Em caso de empate, um playoff de três buracos determinará o vencedor.


Entidade Responsável:
Confederação Brasileira de Golfe


TAGS: