GINÁSTICA RÍTMICA

HISTÓRIA

Beleza, elasticidade, habilidade, graciosidade, agilidade, expressão artística. Essas são algumas das qualidades necessárias a praticante da ginástica rítmica. E todas elas são encontradas mais facilmente nas mulheres, únicas participantes da modalidade.

A GR, como é chamada, surgiu por volta da década de 1920, quando foram acrescentados novos exercícios e música à ginástica artística. Seu primeiro campeonato foi disputado em 1961, justamente um ano antes da Federação Internacional de Ginástica reconhecer a categoria. A estreia em Jogos Olímpicos aconteceu mais tarde, em Los Angeles 1984. A ginástica rítmica conta com provas individuais e por conjunto, na qual cinco ginastas se apresentam juntas.

Os aparelhos utilizados na GR são arco, maça, bola, fita e corda.

CURIOSIDADES

- Nos Jogos Olímpicos Los Angeles 1984, as atletas de ginástica rítmica que mostrassem a alça do sutiã perdiam pontos. Logo depois essa regra foi abolida.

- Clube feminino: a ginástica rítmica, assim como o nado sincronizado, abriga somente mulheres desde sua inclusão nos Jogos Olímpicos.

REGRAS

- A área de apresentação é de 13m por 13m.

- Cada ginasta faz sua apresentação com um dos cinco elementos: arco, bola, corda, fita e maças. Nos Jogos Olímpicos, porém, são utilizados apenas quatro elementos.

- Nos Jogos Olímpicos, o torneio individual tem duas fases: classificatória e finais. As atletas se apresentam com um elemento e as dez melhores avançam à final, quando se reapresentam, desta vez com todos os elementos.

- Na competição por equipes, cada grupo se apresenta com cinco bolas. Em seguida, são utilizadas fitas e arcos. As notas das duas rotinas são somadas, e os oito melhores times passam à final.

- Na apresentação de conjunto, a série deve ter dois minutos e quinze a dois minutos e trinta segundos. Já no individual, um minuto a menos.

Elementos

Bola- Feita de borracha ou material sintético, deve ter peso mínimo de 400 gramas e diâmetro de 18 a 20 centímetros.

Arco - De madeira ou plástico, deve ter, no mínimo, 300 gramas e diâmetro entre 80 e 90 centímetros.

Fita - Possui empunhadura feita de material sintético ou madeira, com diâmetro máximo de 1 centímetro e comprimento entre 50 e 60 centímetros. A fita de cetim tem 5 centímetros de largura e seis metros de comprimento. O elemento deve ter peso mínimo de 35 gramas.

Maças - Feitas de madeira ou material sintético, medindo entre 40 e 50 centímetros de comprimento e massa mínima de 150 gramas.

Corda - Seu comprimento deve ser proporcional ao da ginasta e é feita de linho ou de material sintético.



TAGS: