FUTEBOL

HISTÓRIA

O futebol é o esporte mais popular do mundo. Suas origens remetem às antigas civilizações que já se divertiam chutando uma bola, mas a versão mais próxima do que é conhecido hoje foi idealizada pelos ingleses. Foi na Inglaterra que o esporte ganhou suas primeiras regras.

Até 1863, quando foi fundada a Football Association, cada escola tinha suas próprias regras. Com a unificação delas, o esporte se desenvolveu e se transformou no que é hoje.

No Brasil, Charles Miller é considerado oficialmente o introdutor no país. Ao voltar de uma temporada de estudos na Inglaterra, onde se destacou como artilheiro, o paulistano do Brás mobilizou amigos e colegas de trabalho para as primeiras peladas.

CURIOSIDADES

- O futebol ganhou status olímpico nos Jogos de Paris 1900 e fez parte de todas as edições até hoje, com exceção de Los Angeles 1932.

- O futebol feminino estreou nos Jogos Olímpicos somente em Atlanta 1996.

REGRAS

- O torneio olímpico masculino de futebol é disputado por jogadores de até 23 anos. Cada país pode preencher três vagas com atletas acima desse limite de idade. No torneio feminino não há restrições.

- Na primeira fase, os países (16 no masculino e 12 no feminino) são divididos em grupos com quatro seleções cada.

- Os dois melhores de cada chave avançam à fase eliminatória. No feminino também se classificam os dois melhores terceiros colocados.

- Na fase eliminatória, haverá prorrogação com dois tempos de 15 minutos em caso de empate no tempo regulamentar. Se a igualdade permanecer a partida será decidida nos pênaltis.


Entidade Responsável:
Confederação Brasileira de Futebol


TAGS: