ESGRIMA

A definição técnica de esgrima é a arte de manusear o florete, o sabre e a espada, armas “brancas” usadas para ataque, defesa e contra-ataque. É o único esporte de combate em que não é permitido contato corporal.

Um trabalho em baixo-relevo encontrado em Medinet-About, no templo construído por Ramsés III, no alto Egito, em 1190 a.C., confirma que a esgrima é aproximadamente quatro séculos anterior aos Jogos Olímpicos Atenas 1896. Tal trabalho mostrava uma competição esportiva organizada pelo faraó celebrando sua vitória sobre os líbios.

A história, porém, conta que o desenvolvimento da esgrima aconteceu em Esparta. Várias técnicas de manejo das armas de esgrima faziam parte dos antigos Jogos Olímpicos, mas foi na Idade Média que começou a surgir a esgrima que hoje conhecemos como esporte.

Em 1896, a modalidade chegou aos Jogos Olímpicos, com competições de florete e sabre. As disputas com espada só entrariam no calendário olímpico em 1900.

CURIOSIDADES

- O cubano Ramón Fonst, de apenas 16 anos, venceu a prova de espada para mestres de armas nos Jogos Paris 1900 e deu a primeira medalha de ouro de esgrima para Cuba. Essa também foi a primeira medalha conquistada pela América Latina em Jogos Olímpicos.

- "Touché!" - a expressão francesa usada pelo personagem D'Artagnan, de os Três Mosqueteiros*, que significa "toquei", era usada pelos esgrimistas na época em que não havia sensores eletrônicos para identificar os golpes.

- *O romance "Os Três Mosqueteiros", escrito pelo francês Alexandre Dumas, conta a história das aventuras de D´Artagnan, Athos, Porthos e Aramis.

REGRAS

- Os combates são realizados em uma pista de 14 metros de comprimento com 1,5 a 2 metros de largura.

- Os esgrimistas são posicionados a uma distância de dois metros do adversários.

- O objetivo é tocar o adversário com a ponta da arma sem ser tocado.

- As disputas individuais têm três rounds de três minutos cada ou até um esgrimista tocar 15 vezes o adversário.

- As armas utilizadas nas competições são espada, florete e sabre, todas feitas de material flexível.

- Não é permitido contato corporal.

- Toques simultâneos não são contados.

- Na disputa por equipes, times de três competidores se enfrentam em nove séries de três minutos. Vence aquele que acumular mais pontos, ou atingir o adversário 45 vezes – justamente o triplo em relação ao individual.


Entidade Responsável:
Confederação Brasileira de Esgrima


TAGS: