CICLISMO MTB

HISTÓRIA

O ciclismo off-road nasceu na Califórnia, nos Estados Unidos, no meio da década de 1950, em brincadeiras de alguns ciclistas, que procuravam desafios diferentes das competições de estrada tradicionais, e de surfistas que viam na atividade um passatempo para dias sem ondas. Um dos grandes nomes desta época foi James Finley Scott, provavelmente a primeira pessoa a modificar uma bicicleta exclusivamente para andar na terra. Ele utilizou peças que até hoje caracterizam uma bicicleta especializada.

O mountain bike nasceu como esporte nos anos de 1970, a partir da criação de novas peças e da realização da primeira competição oficial com o novo modelo de bicicleta, na Califórnia. A popularidade do esporte nos Estados Unidos e na Austrália incentivou a realização do primeiro campeonato norte-americano, em 1983, e do campeonato mundial, em 1990. O esporte ganhou o status de modalidade olímpica nos Jogos de Atlanta 1996.

CURIOSIDADES

- Tom Ritchey e Gary Fisher são os pioneiros na prática do esporte e no desenvolvimento de componentes em série.

- Joe Breeze confeccionou a primeira bicicleta para a prática do mountain bike em outubro de 1977.

- Os jovens brasileiros seguiram o interesse dos norte-americanos e já no fim da década de 1970 o esporte era muito popular no país.

- James Finley Scott modificou sua bicicleta utilizando um quadro para passeio, pneus largos (conhecidos como balão), guidão reto, entre outros detalhes.

- A primeira participação do Brasil em competições olímpicas ocorreu em Sidney 2000.

REGRAS

- A prova tem um tempo máximo de duração, que varia entre 1h30min e 1h45min, sendo o número de voltas calculado pelo tempo por volta da categoria masculina e feminina.

- Os participantes precisam completar um número pré-estabelecido de voltas, e o primeiro a terminar é o vencedor.

- As bicicletas possuem amortecedores traseiros e dianteiros para melhor absorção dos impactos.

- O peso da bicicleta fica em torno de 8kg a 9kg.


Entidade Responsável:
Confederação Brasileira de Ciclismo


TAGS: