CICLISMO DE ESTRADA

HISTÓRIA

Desde sua invenção, no século XVIII, o ciclismo caiu no gosto popular. A primeira prova oficial de ciclismo estrada ocorreu em 1868, em Paris. A partir desta competição, a prática do esporte cresceu imensamente e no fim do século XIX já ocupava um lugar especial no imaginário dos norte-americanos e europeus.

O ciclismo estrada esteve presente em todas as edições dos Jogos Olímpicos, com uma espécie de programa básico. Sempre que sofreu modificações foi para ficar mais perto do esporte-espetáculo.

CURIOSIDADES

- Na primeira prova entre cidades, ocorrida na França em 1869, James Moore completou 123km em 10h25m.

- A primeira competição olímpica ocorreu em Atenas 1896.

- A maior e mais dura prova olímpica de estrada foi disputada nos Jogos Estocolmo 1912. A disputa durou mais de 10 horas e os ciclistas percorreram um total de 320km.

REGRAS

- O ciclismo estrada é disputado mais comumente em duas fases: prova individual contrarrelógio – modalidade olímpica desde 1912 - e a prova de estrada propriamente dita.

- No contrarrelógio, os participantes largam individualmente e percorrem um trajeto em torno de 46 quilômetros, no masculino, e 32 quilômetros, no feminino.

- Na estrada, vence quem terminar primeiro o percurso de 250 quilômetros para os homens e 140 quilômetros para as mulheres.

- As bicicletas têm o quadro feito em carbono e materiais leves para que o peso não passe de 7kg.


Entidade Responsável:
Confederação Brasileira de Ciclismo


TAGS: