BOBSLED

Bobsled é um esporte de inverno inventado pelos suíços no final dos anos 1860, em que o time corre contra o tempo em uma rampa de gelo estreita e sinuosa em um trenó movido pela gravidade.

O esporte começou no final do século XIX, quando os suíços colocaram dois trenós de skeleton juntos e adicionaram um mecanismo de direção para criar um tobogã. Um chassi foi incluído para dar proteção a turistas mais pesados, e o primeiro clube de bobsled foi fundado em St Moritz, na Suíça, em 1897.

Para frente e para trás

Na sua forma original, as corridas utilizavam trenós de skeleton feitos de madeira. Contudo, eles logo foram substituídos por trenós de aço que ficaram conhecidos como "bobsleighs" por causa da maneira que a tripulação sacudia (bob, em inglês) o trenó (sled, em inglês) para frente e para trás, para ganhar velocidade. Atualmente, as principais equipes treinam durante todo o ano em pistas de gelo artificial e utilizam trenós de alta tecnologia feitos de fibra de vidro e aço.

História Olímpica

Em 1924, uma prova de bobsled de quatro pessoas (four-men) aconteceu nos primeiros Jogos Olímpicos de Inverno, em Chamorix. Uma prova de duas pessoas (two-men) foi adicionada nos Jogos de Lake Placid 1932, em um formato que permaneceu até o presente. A primeira prova de bobsled feminino - o blobsled de duas pessoas - aconteceu nos Jogos Olímpicos de Salt Lake City 2002.



TAGS: