BIATLO

O biatlo combina a força e a agressividade do esqui cross-country com a precisão e a calma do tiro esportivo. O esporte tem sua origem nas habilidades de sobrevivência praticadas nas florestas cobertas de neve da Escandinávia, onde seus habitantes caçavam com esquis com rifles pendurados sobre seus ombros.

Primeira competição

Modalidades esportivas como o biatlo são conhecidas desde o começo do século XVIII na Escandinávia. O primeiro biatlo moderno ocorreu provavelmente em 1912, quando o exército norueguês organizou o "Forvarsrennet", em Oslo. O evento, na ocasião, era anual e consistia de uma corrida de esqui cross-country de 17 km, com dois minutos de penalidade para cada tiro não acertado na etapa de tiro da competição.

História Olímpica

Tentativas de introduzir um multi-evento de inverno similar ao pentatlo moderno começaram em 1948, quando o biatlo participou do programa dos Jogos de St. Moritz como esporte de demonstração. O esporte fez sua estreia Olímpica em Squaw Valley em 1960. O biatlo feminino fez sua estréia nos Jogos Olímpicos em 1992 como um esporte de medalhas completo em Albertville.



TAGS: