Seleção brasileira de vela conhece seus últimos integrantes para 2016

Samuel Albrecht e Isabel Swan, na Nacra 17, e Henrique Haddad e Bruno Bethlem, na 470 masculina, fecharam a equipe

Divulgação/CBVela
21/12/2015 12:36

A equipe brasileira de vela conheceu neste fim de semana seus quatro últimos integrantes para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Samuel Albrecht e Isabel Swan voltam a disputar o evento depois de se ausentarem em Londres 2012. A dupla compete na classe olímpica estreante, a Nacra 17, e garantiu a vaga na III Copa Brasil de Vela, na Baía de Guanabara. Na mesma competição, os cariocas Henrique Haddad e Bruno Bethlem se classificaram na classe 470 masculina. Os dois velejadores vão disputar os Jogos Olímpicos pela primeira vez.

Com sede na Praia de São Francisco, em Niterói (RJ), a Copa Brasil proporcionou uma boa disputa entre Samuel e Isabel contra João Bulhões e Gabriela Nicolino. A classificação olímpica seria definida pela soma dos resultados no Sul-americano e na competição organizada pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela). Samuel e Isabel ficaram em sétimo na primeira e 12º na segunda. Fora da regata da medalha, tinham de torcer para que João e Gabriela chegassem de sétimo para cima, já que os adversários tinham ficado em 13º no Sul-americano.

Na regata da medalha, disputa que reúne os dez melhores barcos e vale o dobro de pontos, João e Gabriela chegaram em quarto, somando 112 pontos perdidos e encerrando a competição na oitava posição no geral. Assim, Samuel e Isabel conquistaram a vaga olímpica.

Primeira mulher da vela brasileira, ao lado de Fernanda Oliveira, a conquistar uma medalha olímpica (bronze na 470 feminina em Pequim 2008), Isabel Swan realizará o sonho de competir em casa depois de ser uma das atletas a participar ativamente da campanha do Rio de Janeiro para ser a sede dos Jogos de 2016. Samuel, por sua vez, havia disputado os Jogos Pequim 2008, na 470 masculina, ao lado de Fábio Pillar.

"Em 2009 eu participei da eleição do Rio fazendo o discurso na apresentação para o Comitê Olímpico Internacional. Agora, poder representar o meu país, em casa, será a realização de um sonho. Fizemos um bom campeonato Sul-americano e isso nos deu uma boa vantagem aqui na Copa Brasil. É a conquista de um projeto trabalhado há muitos anos e queremos representar bem o Brasil nos Jogos", afirmou Isabel.

Já Henrique e Bruno disputavam a vaga olímpica com Geison Mendes e Gustavo Thiesen. A dupla que terminasse a Copa Brasil na frente ficaria com a classificação. Henrique e Bruno encerraram a disputa em 13º, com 91 pontos perdidos, enquanto Geison e Gustavo ficaram em 14º, com 93.

Confira os 15 integrantes da equipe brasileira de vela para os Jogos Rio 2016:

470 Feminina
Ana Barbachan
Fernanda Oliveira

470 masculina
Henrique Haddad
Bruno Bethlem 

49er
Marco Grael
Gabriel Borges

49erFX
Kahena Kunze
Martine Grael

Finn
Jorge Zarif

Laser
Robert Scheidt

Laser Radial
Fernanda Decnop

Nacra 17
Samuel Albrecht
Isabel Swan

RS:X
Patricia Freitas
Ricardo Winicki

TAGS: