Notícias

Hospital em Utah divulga boletim sobre estado de saúde de Lais Souza

Atleta recebe assistência de especialistas brasileiros e americanos

Lais Souza em treinamento
Crédito: Renato Leite Ribeiro/CBDN
Atribua uma nota:
O Hospital da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, acaba de divulgar o boletim médico sobre o estado de saúde da atleta Lais Souza. A divulgação do boletim ocorreu em Salt Lake City após reunião do neurocirurgião americano, Dr. Andrew Daley, com o médico do Time Brasil e especialista em traumato ortopedia, Antonio Marttos Jr, da Universidade de Miami, e teleconferência com equipe médica, formada por especialistas brasileiros e americanos e liderada pelo Dr. João Grangeiro, Diretor Médico do COB (segue abaixo a íntegra do boletim).
 
Lais aguardava classificação para os Jogos Olímpicos de Inverno Sochi 2014 e esquiava livremente em Park City com o técnico canadense Ryan Snow, quando se acidentou na segunda-feira, dia 27.  A atleta, que usava capacete, foi atendida prontamente e removida para o Hospital da Universidade de Utah, onde foi submetida a uma cirurgia na coluna cervical.
 
A família da atleta vem sendo assistida e informada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pela Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) sobre o quadro de Lais. O COB ofereceu passagem aérea e hospedagem para a mãe de Lais, Odete Vieira da Silva Souza, para viajar a Salt Lake City a fim de acompanhar de perto a recuperação da filha. Dona Odete, que viajará acompanhada da fisioterapeuta Denise Lessio, aguarda a liberação do visto de entrada nos Estados Unidos para embarcar possivelmente nesta quarta-feira, dia 29, para Utah. A gerente geral de Planejamento Esportivo do COB, Adriana Behar, também viajará nesta quarta-feira para Salt Lake City a fim de prestar atendimento a Lais e sua mãe.
 
O Dr. Antonio Marttos Jr. disponibilizou a estrutura do Hospital da Universidade de Miami para conduzir a recuperação de Lais. A moderna estrutura da Universidade de Miami, utilizando recursos da Telemedicina, foi fundamental no restabelecimento da atleta da Seleção Brasileira de Vôlei Jaqueline Carvalho, que se acidentou na coluna vertebral durante uma partida válida pelos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, em 2011. A exitosa experiência com a Universidade de Miami foi repetida com sucesso durante os Jogos Olímpicos Londres 2012.
 
O Dr. Barth Green, reconhecido mundialmente como autoridade no assunto e que também trabalha no Hospital da Universidade de Miami, está acompanhando, através da Telemedicina, o pós-operatório de Lais.
Por fim, o COB e a CBDN lamentam a fatalidade do acidente e continuarão prestando total apoio à atleta e seus familiares, na expectativa de sua plena recuperação.
 
Segue o boletim médico do Hospital da Universidade de Utah: 
 
Utah, 28 de janeiro de 2014
 
Lais Souza, 25 anos, atleta integrante do Time Brasil, sofreu grave acidente enquanto esquiava em Park City, Utah, na ultima segunda-feira,  27 de janeiro de 2014. Neste momento ela está sendo tratada na Unidade de Terapia Intensiva Neurológica do Hospital da Universidade de Utah, em Salt Lake City. Lais sofreu um trauma severo na coluna cervical.
 
De acordo com a equipe médica, Lais foi submetida a tratamento cirúrgico para realinhar a coluna cervical. Lais está acordada, segue comandos, mas não pode mover seus braços e pernas neste momento e está com o auxílio de ventilação mecânica para respirar. Está sendo cuidada pela Dra. Holly Ledyard, neurointensivista, e pelo Dr. Andrew Dailey, neurocirurgião, ambos da Universidade de Utah.
 
“Lais terá uma longa recuperação à sua frente. Neste momento, não podemos prever como será seu prognóstico em longo prazo. Ela está recebendo cuidados médicos excelentes e sua equipe  médica está fazendo tudo para que ela tenha a melhor recuperação possível”, disse o médico do Time Brasil, Dr. Antonio Marttos.
Galeria
Crédito: 1 de

Atribua uma nota:

Aguarde...